Compra de óleo de cozinha para fabricação de biodiesel ajuda meio ambiente, escolas públicas, hospitais e igrejas

19/10/2018
Compra de óleo de cozinha para fabricação de biodiesel ajuda meio ambiente, escolas públicas, hospitais e igrejas

O Giro do Boi desta sexta, 19, apresentou detalhes do Projeto Óleo Amigo, lançado em março de 2017 pela JBS Biodiesel para conscientizar a população sobre o descarte correto do óleo de cozinha resultado da fritura. O assunto é relevante porque cada litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água, tornando-a imprópria para consumo. Desde o lançamento da iniciativa, o tema passou a ser tratado juntamente a estudantes do ensino fundamental e à sociedade como um todo para que, além da destinação apropriada, o óleo usado possa servir de matéria-prima para fabricação de biodiesel. Até então, cerca de 16 mil estudantes foram impactados pela iniciativa.

Com estimativas da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 45 milhões de litros de biodiesel foram produzidos a partir do óleo de fritura recuperado em todo o país, sendo que a industrialização pela JBS Biodiesel representa pouco menos de 50% deste total. Ao todo, a companhia produziu em 2017 210 milhões de litros do biocombustível, sendo que 20 milhões de litros foram fabricados a partir da coleta do óleo de cozinha. No Brasil, atualmente, a legislação prevê um uso mínimo de 10% do biodiesel no diesel regular para reduzir gradativamente o impacto da emissão de poluentes pelo combustível fóssil.

Para avançar rumo à sustentabilidade, foram distribuídos no Projeto Óleo Amigo mais de 300 pontos de coleta em 42 municípios do estado de São Paulo, em locais como escolas (34 ao todo, a maioria do ensino público), hospitais e igreja. A matéria-prima é então comprada pela companhia com o valor sendo repassado aos estabelecimentos que servem de pontos para a coleta, que podem investir em reformas ou construções de suas estruturas. “A gente compra esse óleo e esse dinheiro da compra é revertido em benefícios aos estabelecimentos que servem de receptores desse óleo”, afirmou  o diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira.

Veja também:

Sebo bovino ganha destaque na produção de biodiesel

Produtores familiares recebem consultoria gratuita em programa que fomenta produção de combustível sustentável

Com o lançamento do Projeto Óleo Amigo, foram recolhidos 1,7 milhão de litros do óleo em 2017, volume acima da meta estabelecida de 1 milhão de litros. “Com os bons resultados do programa, investimos mais de R$ 5,5 milhões na fábrica para ampliar o alcance da iniciativa que hoje atende mais de 20 municípios”, afirmou Pereira no início de 2018. A meta do programa é terminar 2018 com a coleta de 3 milhões de litros de óleo de fritura, tendo capturado até então 2,3 milhões de litros.

Nesta sexta, além de entrevista concedida ao Giro do Boi pelo diretor da JBS Biodiesel, Alexandre Pereira, a supervisora de logística da unidade da indústria em Lins-SP, Tatiana Souza, também falou sobre o projeto. Veja os destaques no vídeo abaixo:

Veja também: