Novo app Uboi promete revolucionar o transporte boiadeiro no Brasil

Aplicativo com download gratuito para smartphones Android e iOS facilita agendamentos, acompanhamento das viagens e avaliação do serviço

A evolução do agronegócio brasileiro é uma combinação de incorporação de tecnologias e de aumento do desempenho, conforme frisou em entrevista ao Giro do Boi desta sexta, 17, Ricardo Gelain, diretor da divisão de logística e transporte da JBS transportadora. Em participação no programa, o executivo anunciou mais uma destas inovações que vão ajudar o produtor a ganhar agilidade e segurança em uma etapa importante de seu ciclo de produção, o transporte boiadeiro. Trata-se do aplicativo Uboi, pelo qual o produtor pode solicitar e agendar o frete do gado.

“O produtor, em diversos pontos do Brasil, tem uma série de gargalos para transportar o seu gado e ele não dispunha de um player forte para atendê-lo. O modelo de contratação era realmente quase que no boca a boca – algumas vezes com agenciadores, outras com transportadores autônomos”, lembrou Gelain. Desta forma, consequentemente havia uma série de entraves para o transporte do gado, como dificuldade de agendamento e confirmação das viagens e baixa qualidade dos veículos por falta de padronização.

Ao passo que preencheu estas lacunas com motoristas capacitados, frota de veículos constantemente renovada e uma central de gestão de risco para suas viagens, a JBS Transportadora entendeu que poderia democratizar o acesso dos pecuaristas a esta estrutura – surgindo, então, a ideia do Uboi, um aplicativo que viabiliza acessar estes serviços de logística boiadeira pelo smartphone. “(Uma) junção desse investimento em tecnologia com a nossa inteligência, capacidade interna e, obviamente, com visão e a qualidade dos pecuaristas no Brasil”, explicou Gelain.

O diretor destacou que o acesso a internet não é mais uma barreira para a maior parte das fazendas, o que respaldou a decisão de disponibilizar o agendamento do frete pelo celular, do mesmo modo como já é feito nos centros urbanos. “A gente tem aí uma feliz constatação. Através de pesquisas internas, a gente identificou que 91% das propriedades têm acesso a internet 3G ou melhor e 60% utilizam a web como fonte de informação. Então você vê que é uma geração, é um grupo de pessoas, de pecuaristas todos do Brasil que já passaram a enxergar o uso da tecnologia para evoluir nas suas propriedades em termos de gestão, produtividade… E uma delas é o conceito logístico, o aproveitamento ótimo do caminhão”, observou.

MODO DE USAR

O aplicativo e os serviços já estão disponíveis tanto para celulares com sistema operacional Android como iOS (baixe pelos links abaixo) e o download é gratuito.

Pela aplicação, o usuário faz um cadastro simples e, assim que aprovado, já pode abrir um novo pedido, em que deve constar local de origem do lote, destino final, quantidade de animais, peso estimado de cada um e as categorias a serem transportadas. O horário e data de preferência podem ser informados e, a partir destas informações, é gerada uma previsão de tempo estimado e valor. Com a confirmação do pedido, o usuário receberá posteriormente a placa do veículo, o nome do motorista e o status atualizado de sua demanda. Ao final, poderá avaliar o serviço.

+ Faça o download do Uboi para smartphones Andoid

+ Faça o download do Uboi para smartphones iOS (IPhone)

Em resumo, o aplicativo oferece cinco facilidades, conforme consta em sua própria descrição:

1 – Contratar o transporte dos animais entre regiões e fazendas;
2 – Agendar e planejar embarques de forma antecipada;
3 – Consultar o histórico de transportes realizados;
4 – Avaliar a qualidade do serviço;
5 – Acompanhar todas as etapas do Carregamento, Transporte e Descarregamento dos animais.

Veja as instruções no vídeo a seguir:

Uma das principais tecnologias embarcadas nos caminhões da transportadora e posta a serviço do pecuarista está a telemetria, como explicou Gelain. “Para quem não sabe, esta telemetria que a gente tem embarcada, nós monitoramos as viagens em tempo real através de uma central própria de gerenciamento de risco. Os equipamentos embarcados conseguem medir todo o comportamento do motorista, como freadas bruscas, aceleração em curva, não só pra garantir o bem-estar animal – todos os motoristas são certificados neste treinamentos e nestes padrões – mas também para garantir o menor nível de estresse do animal. Nós sabemos que o estresse também impacta, positiva ou negativamente, na qualidade da carne, do produto. Então nós investimos muito também neste aspecto e os motoristas sabem. Eles são treinados e certificados em conduzir os caminhões com conceitos de direção defensiva, com conceitos de bem estar animal e tudo isso é medido eletronicamente, de forma remota, através da nossa central. E depois nós avaliamos nosso time. Obviamente, estamos em constante evolução no comportamento, no dia a dia da turma que vai visitar as propriedades dos nossos clientes, buscar o gado, que eles produzem com tanto carinho, por um lado, e por outro lado com extremo profissionalismo para alimentar as famílias do brasil e do mundo”, destacou o executivo.

Gealin classificou ainda a versatilidade do aplicativo. “Quem está comprando gado, quem está vendendo gado, produtores fazendo leilão ou comprando de leilão, ou seja, para qualquer tipo de transporte de gado vivo, eles podem contar com esta solução e eles podem contar com a frota mais inovadora. Nós renovamos nossos caminhões a cada três anos para garantir índice praticamente zero de falha mecânica, índice praticamente zero de ruptura no transporte, realmente para entregar um serviço de excelência, que é o que o nosso produtor, o nosso pecuarista merece”, concluiu.

+ Transportadora de gado renova frota no MT e RO de olho na segurança e bem-estar animal

+ De SP ao AC: veja a saga do transporte boiadeiro em uma viagem de mais de 3 mil km

+ Saiba como funciona o monitoramento 24h do transporte boiadeiro no Brasil

+ Veja como é feita a programação da viagem de três pernas no transporte boiadeiro

Assista a entrevista completa com Ricardo Gelain pelo vídeo abaixo: