Transportadora de gado renova frota em MT e RO de olho na segurança e bem-estar animal

Novas gerações das carretas têm adaptações que tornam mais tranquilas as viagens do gado de corte, seja gordo ou de reposição, e até de animais de elite e leiteiros

De 150 caminhões disponíveis para o transporte boiadeiro nos estados do Mato Grosso e Rondônia, a TRP Transportadora irá renovar quase metade da frota. Serão 70 carretas substituídas por veículos novos e mais modernos que deverão reforçar a segurança dos motoristas e o bem-estar dos animais.

Nesta sexta, 12, o Giro do Boi tratou do assunto no quadro Giro na Estrada, em entrevista com o coordenador de transporte boiadeiro da empresa Marcus Bueno, responsável pelo atendimento às unidades Friboi em Mato Grosso, Rondônia e Acre.

“Serão trinta carretas três eixos e 40 carretinhas de um piso que vão entrar em circulação. E a gente está tirando 70 carretas daquelas de dois eixos e dois pisos com escada para substituir por essas carretas mais modernas”, resumiu Bueno.

Carretas adaptadas a condições locais melhoram transporte boiadeiro

Segundo o coordenador, o tempo de uso é o que normalmente define o momento da substituição da frota. “Hoje a gente usa o critério de tempo de uso para as carretas e a gente troca a cada cinco anos. E os cavalos a gente está trocando a cada três anos. Para os cavalos, a gente usa também quilometragem, mas geralmente com três anos de uso ele já atingem (o limite máximo)”, informou.

Bueno lembrou que as carretas modernas já estão em sua quinta geração, sempre incrementando tecnologias a cada renovação de frota. “A gente está vindo, vamos dizer, para a quinta versão dessas duas carretas, tanto a de três eixos com elevador com bezerreira, como a carretinha. Com esta intervenção já estamos seguindo para a quinta melhoria nestes veículos e todo ano a gente trabalha dentro das normas do bem-estar animal e para a segurança do nosso motorista para trazer segurança para o pecuarista, o melhor da viagem para o gado dele”, ressaltou.

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O coordenador destacou que além do transporte do gado de corte, seja gado gordo ou gado magro de reposição, os veículos são aptos para realizar a logística de gado leiteiro e de elite. “A gente está trabalhando com estas operações de gado leiteiro, gado de elite. Inclusive as carretinhas nossas foram projetadas para trabalhar com este transporte também. Esse tipo de animal precisa de um pouco mais de espaço e estes veículos são um pouco mais altos, adequando a altura das gaiolas para os animais. Também conseguimos trabalhar de uma forma que causa menos estresse. Algumas das carretas também têm cocho, bebedouros para as viagens de longa distância, então a gente está inovando no mercado do transporte de boi”, salientou.

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Veja a entrevista completa com Marcus Bueno pelo vídeo a seguir: