Quer saber como ter sucesso na pecuária? Pecuarista de 82 anos responde!

Conheça a história de ‘Seo’ Ladoca, um dos pioneiros da pecuária brasileira, em reportagem da série especial Rota do Boi

No mês em que completa seis anos desde que foi ao ar pela primeira vez, o Giro do Boi relembra as histórias de maior sucesso do programa, que estreou em um 12 de maio no ano de 2014. Entre as memoráveis reportagens está uma da série especial Rota do Boi, exibida originalmente em junho de 2017, contando a história de ‘seo’ Ladoca.

O pecuarista, então aos 82 anos, esbanjava disposição e vitalidade na lida com o gado, manejando os lotes no lombo de seu cavalo. “Não tive a felicidade de cursar uma universidade. Aprendi as coisas mais com as dificuldades da vida mesmo no campo”, revelou Ladoca, apelido de seo Geraldo Marques.

Ladoca é proprietário da Fazenda Retiro, localizada em Palmeiras de Goiás, a cerca de 70 km da capital Goiânia. Hoje junto de seu filho, Paulo, administra a uma fazenda de cria e recria em Água Boa, no Vale do Araguaia mato-grossense, e faz a terminação em confinamento na propriedade em terras goianas.

Em depoimento à equipe de reportagem do Giro do Boi, Ladoca compartilhou alguns dos ensinamentos que foram incorporados pelas suas “dificuldades da vida no campo”. Entre eles, o critério para a compra da parte da boiada que não é crioula, inclusive refugando lotes inteiros de mais de 100 animais por conta de alguns indivíduos não estarem em conformidade com seu critério.

E quanto aos outros segredos? “Cercar-se de gente competente e investir em tecnologia, que é fundamental. Senão, quem não aderir a isto, vai ficar pra trás”, resumiu.

Pecuarista de 70 anos usa carriola para tratar bois no cocho; animais pesaram em média 20@

Conheça a história do primeiro confinamento do Brasil

Assista, e inspire-se, na trajetória de ‘Seo’ Ladoca na reportagem abaixo: