Bonsmara ou Senepol: que raça escolher para o tricross com vacas F1 Angus?

Produtor com fazenda em Mundo Novo-MS tem objetivo de vender os machos e segurar as fêmeas F2 para a reprodução; zootecnista esclarece

O criador Vinícius Ramos, de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, enviou sua dúvida sobre ao Giro do Boi. Ele faz o cruzamento industrial Nelore x Angus, segura as fêmeas para reprodução e quer fazer um tricross com o objetivo de ganhar choque de sangue, vender os machos e segurar as fêmeas F2. Para isso, ele quer saber se vai acertar ao usar reprodutores Senepol ou Bonsmara.

Quem atendeu Vinícius foi o zootecnista Alexandre Zadra, supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, autor do blog “Crossbreeding” e especialista em cruzamento industrial.

Zadra detalhou que na região de Mundo Novo, o índice pluviométrico anual varia de 900 a pouco mais de 1.000 mm com uma temperatura média de 23º C, em que o período noturno, no verão, tem queda de temperatura.

“Realmente no verão noturno a temperatura pode cair um pouquinho, então esse animal Senepol sobre a F1 vai bem porque vai dar um pelo muito curto, pelo zero, a fêmea vai ser uma ótima mãe, precoce – não exatamente como a meio-sangue Angus, mas vai ser muito boa também. E o macho desmamado vai ser muito bonito. Alguns nascerão pretos, outros nascerão vermelhos, osco, mas todos com pelo zero. Se o mercado aí está bom para este tricross de pelo zero, ótimo. Faça isso!”, sustentou Zadra.

“Se você quer um animal com um pouco mais de volume terminal, o animal mais pesado, um pouquinho maior, utilize o Bonsmara que você vai ter melhor resultado sobre a F1 Angus. Ele é um animal que tem um metabolismo médio, não é exatamente do trópico, mas pra você aí ele vai bem. Os clientes, quem comprar estes animais tricross, seja Senepol ou Bonsmara, ficarão muito satisfeitos. Senepol mais precoces, Bonsmara um pouco mais tardios, mas maiores.

Zadra ressaltou também a qualidade das fêmeas frutos destes dois cruzamentos. “As duas fêmeas são muito boas, você pode utilizar as duas tricross que serão muito boas”, atestou.

Leia também:

+ O que o criador pode esperar do cruzamento do Senepol com Nelore?

+ Qual o resultado do cruzamento do Senepol com matrizes F1 Nelore x Red Angus?

+ Brangus ou Bonsmara: qual gera mais heterose no cruzamento com Nelore?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira no vídeo a seguir a resposta completa:

Foto ilustrativa: bezerros tricross – Bonsmara em fêmea F1 Angus x Nelore / Reprodução Crossbreeding.com.br