Brasil já está pronto para a expansão de mais uma fronteira agrícola

Segundo pesquisador da Embrapa, solos que podem virar esta nova fronteira estão próximos às capitais dos estados do Centro-Oeste e Sul

Episódio da série Embrapa em Ação tratou do avanço das pesquisas agropecuárias no Brasil que viabilizam a produtividade agrícola em solo arenosos, ainda um dos grandes desafios do setor no País. Sistemas como plantio direto na palha aliados a fertilização do solo e rotatividade de culturas podem compensar a dificuldades de produzir em locais com este tipo de solo.

Viabilizar o cultivo agrícola em solos arenosos representaria a subida a um outro patamar de produção, visto que até 10% do solos dentro das áreas agrícolas do Brasil têm esta característica.

“O que viabilizou essa agricultura em solos arenosos foi o sistema plantio direto, quando nós começamos a aplicar o conceito de que não se deve arar e gradear o solo, que se deve fazer uma rotação de culturas, que se deve manter culturas de cobertura, que se deve fazer o controle de tráfego. Aí nós conseguimos as altas produtividades nestes solos arenosos”, contextualizou o pesquisador da Embrapa Solos Pedro Luiz de Freitas, engenheiro agrônomo, mestre em hidrologia aplicada, doutor em agronomia e ciência do solo e pós-doutor pelo IRD/França.

Freitas apontou ainda que é essencial diferir os variados tipos de solos arenosos para extrair seu máximo potencial. Esses solos, segundo o pesquisador, são compostos por diferentes texturas. Por exemplo, tendo areia fina, o local é mais favorável para o cultivo porque retém água mais facilmente e tende a ter níveis mais concentrados de matéria orgânica.

O pesquisador destacou que o avanço das pesquisas sobre uso dos solos arenosos podem elevar a competitividade do setor, pois estas áreas, de acordo com o agrônomo, estão próximas às capitais do estados do Centro-Oeste e Sul, onde a logística é facilitada para os grandes centros consumidores.

Mais do que a agricultura a bovinocultura também deve se beneficiar da intensificação do uso de solos arenosos. No plantio direto, por exemplo, a forrageira mais comumente usada para cobertura de solo é a Brachiaria ruziziensis e o produtor pode aproveitar o capim plantado para a engorda de bovinos

Por fim, Freitas sugeriu aos produtores que têm em suas propriedades solos arenosos buscar especialistas para começar o projeto de intensificação do cultivo nessas áreas. O agrônomo deixou seu e-mail à disposição dos interessados para o caso de outras dúvidas: [email protected].

Qual o “pulo do gato” para recuperar a produtividade em solos arenosos?

Como o pecuarista pode produzir mais gastando pouco?

Confira no vídeo a seguir o episódio completa da Embrapa em Ação gravado na unidade Solos:

Foto: Aldemir Fontana / Reprodução Embrapa