Carreta boiadeira ganha nebulizador e reforça bem-estar no transporte de gado

Equipamento que lança nanopartículas de água é capaz de reduzir em até 12º C a temperatura da gaiola durante o transporte boiadeiro

O bem-estar animal do transporte boiadeiro acabou de ganhar mais um aliado. A JBS Transportadora lançou em sua frota uma carreta boiadeira com um nebulizador que lança nanopartículas de água na gaiola, reduzindo a temperatura e acalmando a boiada. Uma reportagem que foi ao ar no programa desta sexta, dia 03, trouxe detalhes da novidade.

Conforme revelou Danilo Albuquerque, gerente comercial da transportadora, o objetivo é criar um ambiente mais satisfatório para o gado no embarque. “A carreta boiadeira que tem com o sistema de nebulizador, que possibilita um animal receber uma descarga de água em nanopartículas. Elas fazem com que o gado se acalme no decorrer do embarque e desembarque, além de todas as paradas que o motorista fizer”, explicou.

Em seguida, Albuquerque destacou o impacto que o equipamento traz em relação ao conforto térmico. “Ele viabiliza uma variação de 8 a 12ºC a menos. […] A boiada consegue perceber a mudança de temperatura. A viagem é mais limpa e mais segura. O bem-estar animal está presente durante a viagem toda, possibilitando um transporte muito melhor e uma garantia para o próprio pecuarista”, observou.

+ Pesquisa descobre que vale a pena o pecuarista pôr o boi na sombra

FUNCIONAMENTO PROGRAMADO

De acordo com Danilo, o equipamento está programado para funcionar em determinados momentos do transporte feito pela carreta boiadeira.

“Ele funciona no embarque. Ao passo que o motorista aciona o freio estacionário, ele é disparado. […] Então no momento de embarque a nebulização está sendo feita. Quando o motorista encerra o embarque, dá partida no caminho e desaciona o freio estacionário, ou seja, ele vai sair, desaciona o sistema automaticamente. Ele sai para viagem e o sistema se encerra. Depois disso, quando ele faz a parada de descanso, de alimentação ou para olhar os animais na estrada, o sistema é acionado automaticamente”, detalhou.

Segundo o gerente comercial da transportadora, o processo demorou cerca de um ano entre testes com protótipos e implementação da tecnologia. Agora o objetivo é aprimorar o sistema e instalar em mais veículos da frota.

Leia também:

+ Carretas adaptadas a condições locais melhoram transporte boiadeiro

+ Saiba como funciona o monitoramento 24h do transporte boiadeiro no Brasil

Por fim, assista em vídeo a reportagem completa sobre a carreta boiadeira com nebulizador de nanopartículas de água: