Chuva engrossa e deixa em alerta pecuaristas do norte do MT e RO

Transporte boiadeiro tem mais obstáculos com acúmulo de água nas estradas de terra; veja o que produtor pode fazer para amenizar as dificuldades

Conforme o previsto, os volumes de chuva aumentaram no Brasil Central nas últimas semanas e, além de fazer despontar o capim, causam também problemas para a “panha” do boi, sobretudo em regiões mais distantes das cidades e com estradas de terra em condições ruins de manutenção.

No quadro Giro na Estrada desta sexta, o coordenador do segmento boiadeiro da transportadora TRP para MT, AC e RO, Marcus Bueno, falou sobre as regiões que apresentam problemas. “As regiões que mais são afetadas são ao norte do Mato Grosso, em Juína, Juara, Colíder e Alta Floresta, e lá em Rondônia são Porto Velho e São Miguel do Guaporé”, revelou.

Bueno falou também sobre a importância de o produtor manter contato com a unidade da indústria da qual ele é fornecedor para combinar o embarque de modo a “driblar” as barreiras impostas pelas chuvas. “O que a gente orienta para os nossos amigos pecuaristas é sempre estar olhando as condições principalmente de pontes, das próprias estradas mesmo e deixar o gado de fácil manejo principalmente na primeira hora, porque a gente carrega e tem tempo para fazer uma viagem mais tranquila, sem pressa”, reforçou.

O coordenador de logística do boi gordo da Friboi, Leonardo Vieira, confirmou as dificuldades que historicamente surgem na região nesta época do ano. “É uma das (regiões) que têm mais complexidade, tanto na parte de transporte em si como de planejamento”, disse em participação no programa deste dia 13.

Bueno falou ainda sobre a renovação da frota de caminhões na região, substituindo por veículos que sejam mais adaptados às demandas dos produtores, como as carretas com elevador apropriadas para o transporte de bezerros também (viabiliza a operação viagem de três pernas*), além de carretas menores que são mais facilmente manobradas em situações de atoleiros.

(*) Veja mais detalhes no link abaixo:
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Assista as entrevistas completas no vídeo abaixo: