Dia Mundial da Água: 3 dicas para preservar o recurso hídrico em fazenda de gado

Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março; confira orientações do médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em água para a produção pecuária

Nesta segunda-feira, dia 22 de março, é celebrado o Dia Mundial da Água, elemento essencial para a vida e um dos mais importantes insumos para a produção agropecuária também.

“A água é o insumo mais importante para a produção agrícola, para a produção de alimentos. Não só isso: a água é extremamente importante para todas as nossas funções fisiológicas dos seres humanos, assim como dos animais e também das plantas. E aí, na fazenda, a gente depende da água para a produção de tudo, não é mesmo? Até para o nosso consumo humano, dos nossos colaboradores. E para isso, a gente deve sempre se preocupar com a preservação dessa água, ou melhor, o uso dessa água”, sustentou o médico veterinário Fernando Loureiro, especialista em água para a produção de gado.

Em vídeo especial enviado ao Giro do Boi, o profissional elencou três dicas para a preservação do recurso hídrico de uma fazenda de pecuária. “Todos os anos nós vamos ter estações chuvosa e seca e vamos ter períodos de estiagem, que é quando a gente deve se preocupar um pouco mais com a utilização dessa água ou o quanto nós tivemos de água preservada. Fazendas bem servidas com rios, com nascentes, com aquíferos ou lagoas, também devem se preocupar em preservar essa água porque o que está bom hoje não é uma garantia para o futuro. Então a gente vem trazer aqui, junto com a equipe do Giro do Boi, algumas dicas de preservação dessa água, no caso aquela ofertada para os animais de produção”, anunciou.

+ Fazendas devem se planejar para fornecer mais água para o gado durante a seca

PRESERVAR AS NASCENTES

“Uma das dicas diz respeito às nascentes, às minas d’água que existe na fazenda. O recomendado de nossa parte é que se faça a preservação dessa nascente. Cercar a nascente para que os animais não acessem, não pisoteiem, não bebam direto de onde a água está minando porque ali pode formar um barreiro e você acabar se perdendo esse afloramento de água, essa nascente. A preservação pode ser feita com a mata nascente, proteger com plantas e um cercado para que os animais não tenham acesso. Essa é uma dica. Use essa água captada dali em outro local, preferencialmente em reservatórios, em bebedouros artificiais”.

USAR RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS PARA O GADO

“Já que falamos em bebedouros e reservatórios artificiais, as famosas pilhetas, a nossa próxima dica é que se utilize o máximo possível bebedouros artificiais em que os animais não entrem, não estercando, urinando, revolvendo todo o fundo. Proteja esses locais para que você armazene o máximo de água de chuva nas represas e açudes, mas que possa ser servida aos animais em bebedouros artificiais”.

+ Posso dar água da chuva para meus bois beberem?

EVITAR O DESPERDÍCIO NA LIMPEZA DO BEBEDOURO

“Na limpeza dos bebedouros artificiais, que também é extremamente recomendado que se faça no mínimo uma vez por semana – mas o máximo de vezes possível – a gente tem uma preocupação do que fazer para não jogar toda fora aquela água do reservatório, dos bebedouros. E para isso vai uma dica aqui bem interessante, também preocupado com a sua condição de uso e preservação dessa água: você pode usar elementos que ajudem a decantar, a sedimentar a matéria orgânica, a sujeira no fundo desse recipiente, seja um bebedouro, seja um reservatório. E aí aspirar essa sujeira. Da mesma forma que é feito com aspiração de piscina nas cidades, nos centros urbanos, pode-se fazer nos bebedouros e reservatórios nas fazendas, aspirando com uso de motobombas portáveis e os mesmos equipamentos de piscina, puxar todo o lodo, jogando essa água para fora. E aí você vai trocar apenas 10 a 15%, no máximo, da água do seu bebedouro, a cada vez que tiver limpando”.

Saiba com que frequência você deve lavar os bebedouros de água do seu gado

Pesquisador indica os seis passos essenciais da limpeza de bebedouros

Posso tratar a água do bebedouro do gado com cloro? Qual a quantidade?

A água do açude chega barrenta no bebedouro do gado. O que posso fazer?

“Essas são boas dicas. Acredito que tenha contribuído para vocês e fica registrado o nosso abraço a todos que estão ajudando a preservar a água do planeta para que a gente possa produzir cada vez mais alimentos para nutrir o mundo”, concluiu o médico veterinário Fernando Loureiro.

Leia também:

+ O que diz a legislação sobre o uso de recursos hídricos em uma propriedade rural?

+ Qual é o primeiro passo para diminuir a pegada hídrica na produção de carne?

Confira as dicas na íntegra pelo vídeo a seguir: