Gaúcho que chegou ao MT em 84 é exemplo na pecuária e pioneiro no Protocolo 1953

Pecuarista e empresário Wilson Wesz ajustou sistema de recria e engorda e hoje recebe prêmios de R$ 18/@ em fêmeas cruzadas e já ganhou etapa do Circuito Nelore 2020

Nesta quinta, 16, a história do empresário, desbravador e pecuarista Wilson Wesz (à esquerda na foto acima), natural de Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, e que a partir de 1984, junto com sua esposa Marivana, se estabeleceu em terras mato-grossenses, foi contada no quadro Giro pelo Brasil. Quem relembrou a trajetória inspiradora foi o originador da unidade Friboi em Pontes e Lacerda, Diego Jessé Cunha Mendes.

Segundo Mendes, o pecuarista divide atualmente seu tempo de trabalho entre a cidade de Campos de Júlio, onde possui o Supermercado Nova Aurora, e sua Fazenda Nova Aurora, localizada em Nova Lacerda, onde faz recria e engorda de gado Nelore e cruzado.

Além da coragem para desbravar as terras mato-grossense a partir de meados da década de 80, o empreendedor foi arrojado também para buscar a melhoria do gado abatido e agregar valor aos animais comercializados. “O Seo Wilson Wesz investiu na Fazenda Nova Aurora, no município aqui de Nova Lacerda […]. Foi um dos primeiros pecuaristas a abater aqui no Protocolo 1953, quando iniciamos o programa aqui em Ponte e Lacerda em 2018, que era um protocolo inovador”, lembrou o originador.

Enquanto os primeiros lotes de fêmeas abatidos no protocolo há dois anos apresentaram média de 13,8@ e 60% de Farol Verde, atualmente as novilhas são levadas à indústria com média de 17,5@, registram até 100% Verde no Farol da Qualidade e alcançam valorização média de R$ 18/@ sobre o preço de balcão da vaca na unidade Friboi em Pontes e Lacerda-MT, como foi o caso do lote abaixo:

O avanço veio a partir do feedback da indústria sobre seu animais, apontando as oportunidades para que sua engorda preenchesse melhor as carcaças comercializadas. Então ajustes foram feitos para intensificar de seu sistema de semiconfinamento, com pastejo rotacionado e correção de solo.

Além do sucesso no abate do gado cruzado, Wesz também é uma referência no abate de gado Nelore, provando que seu sistema de produção é bem manejado e adaptado aos objetivos do pecuarista. Em 2020, participou da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Pontes e Lacerda, realizado pela ACNB entre 15 e 16 de junho, e ganhou a medalha de ouro na categoria carcaças de fêmeas com um lote de 80 fêmeas com até 30 meses de idade, 15@ de média e marcando 95% Verde no Farol da Qualidade. Veja exemplo do gado Nelore da Fazenda Nova Aurora:

+ Conheça os campeões do Circuito Nelore em Araputanga e Pontes e Lacerda-MT

Assista pelo vídeo abaixo mais imagens da propriedade e dos lotes abatidos por Wilson Wesz: