Hora certa de colher, compactação, inoculante: como fazer silagem de capim?

Agrônomo destacou que é possível produzir silagem a partir de todas as gramíneas e pediu atenção no corte muito baixo para não degradar o pasto

Nesta quinta, 30, o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária aproveitou a pergunta do pecuarista José, de Curvelo-MG, para dar dicas de colheita, compactação e uso de inoculantes para fazer silagem de capim.

O produtor mineiro perguntou se é possível fazer silagem a partir de Andropogon e Braquiária. “Você pode sim fazer silagem de capim Andropogon e da Braquiária, é muito usual”, respondeu Pires. “Você pode fazer inclusive de todo tipo de capim, todas as gramíneas permitem fazer silagem”, acrescentou.

Pires falou sobre o momento certo de colher o capim para ensilar. “Qual é o momento bom pra você fazer a silagem do capim? Quando o capim está entrando no ponto de pastoreio, que ele está com uma massa boa e aí você consegue fazer”, recomendou. Pires falou que o produtor deve ter cuidado para que o capim não passe do ponto ótimo de colheita. “À medida que o capim vai passando do ponto, ele vai perdendo um pouco a qualidade dele. Então não deixe o capim avançar muito no ponto dele de pastoreio, está certo?”, confirmou.

Sobre o manejo de colheita em si, o especialista em pastagens falou sobre os pontos de atenção para o corte. “Não corte o capim muito rente ao solo. Corte ele com uma altura de pelo menos uns vinte centímetros”, indicou. Segundo Pires, o produtor deve evitar cortar 100% das folhas. “Evite de fazer isto já no período de seca. […] Se você fizer agora (entrada da seca) pode acontecer de o capim não conseguir ter uma rebrota para o período de seca e ele sofrer bastante com a seca, mas eu recomendaria fazer o corte um pouco mais alto”, reforçou.

O agrônomo complementou que é importante o pecuarista reforçar a fertilidade do solo também para ajudar o capim a rebrotar depois da colheita para a silagem. “E aí você pode fazer um nitrogênio para estimular o rebrote dela para a planta não sofrer estresse na seca”, frisou.

Aprenda a fazer adubação de pasto

Sobre compactação, Pires falou que é normal o pecuarista ter impressão de que o rendimento é baixo. “Quando você faz silagem de capim e você faz a compactação, todo processo de silagem é igual seja para milho, sorgo, cana e capim. Você obrigatoriamente tem que compactar aquela massa dentro do silo, seja um silo de trincheira ou silo de superfície. Quando você compacta, pode acontecer de sair muita água. O capim perde água e perde volume também, e isso é uma coisa um tanto que a gente não gosta porque colhe, transporta várias carretas e na hora em que passa o trator em cima, aquilo quase some. Então o rendimento é baixo, mas o que ficar ali vai dar uma silagem de qualidade”, ponderou.

O agrônomo falou ainda da importância do uso de inoculante para silagem para melhorar e acelerar o processo de fermentação. “Não esqueça de comprar inoculante para esta silagem de capim. Hoje nós temos à venda no mercado inoculantes específicos para silagem de capim. Temos inoculante pra (silagem de) milho, cana, para sorgo e temos para capim também. Então procure comprar um inoculante, faça a inoculação e aí você vai seguir todo o processo, fechar o silo corretamente, como se fosse um silo de milho, e aí você vai ter uma boa silagem lá para frente, com certeza”, destacou.

“Só não pode perder capim. Perder capim é um pecado”, concluiu.

12 etapas para você se tornar um craque do manejo de pastagens

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Foto: Reprodução / Embrapa