Interação de véspera entre pecuarista e transportador boiadeiro evita imprevistos

Telefonema no dia anterior ao embarque serve para confirmar informações adiantadas na hora da venda, como quantidade de animais, peso, horário e ajustes no roteiro

No quadro Giro na Estrada desta sexta, 06, o supervisor de transporte da TRP Éder Zamarchi, que atende as unidades da Friboi em Naviraí e Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, destacou uma prática da equipe de logística que contribui para ajustar o serviço junto aos pecuaristas fornecedores da indústria.

“A gente adotou por prática aqui nas unidades o seguinte procedimento: na véspera do embarque a gente liga para todos os pecuaristas, embora uns já tenham confirmado na hora da venda a quantidade, peso, hora de embarque e outras questões como estas. A gente liga na véspera do embarque porque a gente sabe que sempre pode ocorrer imprevisto, às vezes o caminhão não vai poder chegar na primeira hora estabelecida e o pecuarista estaria esperando. Então com a visão do dia anterior, o escalador já consegue falar com ele e avisar sobre o horário certinho que o caminhão vai chegar, até para evitar problema para o produtor e ele não deixar o gado no curral preso de manhã e o caminhão só vai chegar a tarde. Na contramão disso, evita também um embarque de gado que só seria feito de tarde e o caminhão pode chegar mais cedo e ficar esperando. São situações que a gente tenta evitar com o contato no dia a dia”, detalhou Zamarchi.

Cratera na BR-155 causa transtornos a motoristas no PA; rota alternativa também tem problemas

+ Baixe aqui os Manuais de Boas Práticas de Transporte e Embarque, do Grupo ETCO

O supervisor apresentou ainda os profissionais que compõem a equipe de logística das unidades e os tipos de carretas que atendem os produtores da região, ressaltando o cuidado com a manutenção da frota para que os veículos estejam sempre à disposição para os trabalhos diários.

Veja a entrevista completa com Éder Zamarchi no vídeo abaixo: