Posso produzir carne de qualidade cruzando touros Brangus com vacas Zebu?

Criador de Goiânia-GO quer saber se estará apto a receber prêmio pela carne produzida a partir da cruza de fêmeas Nelore com reprodutores Brangus

No quadro Zadra Responde que foi ao ar nesta segunda, dia 18, o pecuarista Félix, com propriedade no arredores de Goiânia-GO, perguntou se é apropriado o uso de reprodutores Brangus para entourar vacas Zebu e azebuadas. “Você acha que vai dar um bom cruzamento? […] Eu conseguirei prêmio por qualidade de carne com eestes animais?” indagou. O criador disse ainda que pretende utilizar creep feeding e confinamento para terminação dos animais.

+ Quanto custa criar um bezerro no creep feeding?

“O Brangus como touro vai muito bem aí na sua região, lembrando que é bom a gente ter uma suplementação na época da estação de monta e sombra para ele poder trabalhar com mais tranquilidade sobre as matrizes. Provavelmente ele vai cobrir nos momentos mais frescos do dia”, deu início à resposta o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamentos, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Zadra fez algumas ressalvas quanto ao alcance do resultado pretendido pelo criador no que diz respeito à remuneração por carne de qualidade. “O cruzamento do Brangus sobre as Zebu vai gerar um animal 11/16 de Zebu no grau de sangue, ou seja, ele vai ficar quase ¾ azebuado. […] Hoje não temos premiação para esse gado dentro dos principais programas de carne de qualidade no país, mas é um animal muito rústico. Esse animal, que é bem azebuado […] vai muito bem no pasto, a recria é muito tranquila. Também vai ter uma fêmea muito boa. Essa fêmea eu a apelidei de 31. Eu cunhei o nome para ela, filha de Brangus na Nelore”, apontou o especialista.

Ainda assim, é possível produzir carne de qualidade para agregar valor nos animais no cruzamento com as vacas azebuadas, dependendo do grau de sangue das matrizes. “No gado azebuado, vai sair um animal praticamente meio-sangue europeu, aí já é um animal mais apropriado para você fazer carne macia, carne de qualidade. Dependendo do grau de sangue dessa mãe azebuada, você consegue fazer um animal que tenha mais que meio-sangue de raças europeias, de raça Angus, então você teria prêmio no seu gado”, acrescentou.

“Então pode utilizar o Brangus, vai muito bem no seu gado, mas apenas pensando em reposição de matrizes, que serão excelentes, e também fazer um boi pesado, mas prêmio por qualidade de carne, somente alguns animais podem receber, e dependerá do seu biotipo”, finalizou.

Qual a diferença de trato do boi meio-sangue Angus para o Brangus ⅝?

Brangus ou Bonsmara: qual gera mais heterose no cruzamento com Nelore?

Brangus ou Senepol: que touro cruzar com minhas novilhas F1 Angus?

Veja a resposta completa de Alexandre Zadra no vídeo abaixo:

Foto: Keke Barcellos / Reprodução Embrapa