Qual é a pastagem mais indicada para o Pantanal?

Telespectador de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso, quer saber qual a variedade de forrageira mais indicada para a região onde está sua propriedade

Qual a pastagem é mais indicada para o Pantanal?”, escreveu o telespectador Yerro, da Fazenda Taiamã, no Pantanal de Rondonópolis-MT, em mensagem enviada ao Giro do Boi.

O engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP, consultor do Circuito da Pecuária e autor do livro “Pastagem Sustentável de A a Z, atendeu o produtor.

“Se na sua área o solo encharca, inunda, cria lâmina de água em alguma época do ano, a gramínea mais recomendada para você plantar é a Brachiaria humidicola. A Dictyoneura também vai muito bem. Outra que você pode plantar, que vai aguentar encharcamento, é a Setária. A Setária é muito boa. Inclusive a Sementes Matsuda desenvolveu uma Setária nova que está indo muito bem, está se comportando muito bem e pode ser plantada lá também. Então todas essas gramíneas que toleram encharcamento vão bem. Além dessas, nós temos algumas outras, como o Tangola (o Tango), o Bengo, que vai bem também, que são gramíneas de muda e aí você vai ter que arrumar na região. Mas é uma região muito boa e vale a pena investir em pastagem lá que o resultado é bom”, encorajou Pires.

Veja abaixo a foto enviada pelo telespectador Yerro, da Fazenda Taiamã, no Pantanal de Rondonópolis-MT:

+ Conheça pontos fortes e fracos da Humidícola e recomendações de uso

+ Comitiva de fêmeas Nelore faz a travessia das águas no Pantanal; confira o vídeo

+ Fazendas do Pantanal podem aumentar taxa de prenhez em mais de 20% por meio da desmama precoce; saiba como

Leia publicação da Embrapa relacionada ao tema:

+ Opções Forrageiras para Áreas Sujeitas ao Encharcamento ou Alagamento Temporário

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Embrapa