Qual o melhor capim para diferimento em áreas de morro?

Consultor Wagner Pires respondeu a pecuarista da região de Itamonte-MG que deseja descobrir a forrageira mais adequada para produzir feno em pé

Nesta segunda, 09, o Giro do Boi exibiu um vídeo com a resposta do engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, ao produtor Wanderson Reis, que tem propriedade em Itamonte, na região de São Lourenço, sul de Minas Gerais na divisa com o Rio de Janeiro.

O produtor quis saber qual é a variedade de gramínea ideal para diferir (fazer o feno em pé) em áreas declivosas, ou seja, na encosta de morro.

“A melhor gramínea para diferimento, que inclusive é a melhor gramínea para terrenos em declividade, seria a Brachiaria decumbens, a braquiarinha. Ela tem uma palhada muito macia, a palatabilidade da palha dela é bem suave, o gado gosta bastante e ela dá uma massa muito boa. Sem falar que a Decumbens é a melhor gramínea para encosta de morro, para você plantar em áreas sujeitas a erosão, área de declividade. Ela fecha e protege muito bem o terreno. Então a braquiarinha, a Brachiaria decumbens, é a melhor gramínea para diferimento e para morro”, solucionou o especialista.