Que opções de capim eu tenho para plantar junto com o milho e ensilar?

Zootecnista ofereceu três opções a telespectador de Paraguaçu-MG: para solos adubados, não adubados e também para locais onde há incidência de cigarrinhas

O Giro do Boi Responde atendeu nesta terça, dia 27, o telespectador Emerson Tavares, de Paraguaçu-MG, que quer saber que opções de capim ele tem para plantar junto com o milho para ensilar.

O zootecnista e pecuarista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural especialista em nutrição, foi quem esclareceu a situação para o produtor mineiro.

“No caso de você plantar o milho, um capim interessante para você ter depois, caso você for continuar intensificando a área, adubando e cultivando a área, é o MG5”, indicou.

“Se você não for adubar a área, aí já recomendo você entrar com o capim Braquiarão (Brachiaria brizantha) ou a Brachiaria ruziziensis, que é até melhor que o Braquiarão em termos de ganho de peso, de digestibilidade. Agora a limitação do Ruziziensis, comparado com o Braquiarão, é a suscetibilidade, a falta de resistência à cigarrinha-das-pastagens”, ponderou.

+ Conheça a variedade de capim resistente a cigarrinhas

“A sua região tem constantemente ataques de cigarrinhas-das-pastagens e é interessante você plantar o Braquiarão. Ele vai ser mais tolerante e vai suportar mais os ataques”, reforçou Felipini.

Leia também: 

+ É possível corrigir piquete com braquiária para plantar milho sem fazer gradagem?

Em que momento devo plantar o Mombaça no consórcio com o milho?

Quando plantar e quantos kg de braquiária devo usar no consórcio com milho?

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens e/ou integração, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Pelo vídeo a seguir você pode conferir a resposta completa do especialista: