Tenho fazenda no RJ e quero engordar gado no boitel em SP. É possível?

Dúvida veio de pecuarista com propriedade no município fluminense de Santo Antônio de Pádua; confira os quatro modelos de negócio disponíveis e as vantagens

Nesta quinta, 16, em participação no Giro do Boi, o gerente da unidade do Confinamento JBS de Castilho-SP, o médico veterinário Luciano Júnior, o Guacho, respondeu a dúvidas de um telespectador do Rio de Janeiro.

O produtor, com propriedade em Santo Antônio da Pádua-RJ, perguntou se boitel busca lotes para engorda no estado fluminense. O veterinário respondeu que existe a possibilidade de o boitel trazer os animais e, na hora do acerto, parte do ICMS pode ser retornada ao produtor que transporta o gado de um estado para ser abatido em outro.

Segundo Luciano, os lotes permanecem no boitel cerca de 100 a 105 dias, período em que ganham oito arrobas em média. Neste início de 2020, no ciclo do chamada “boi das águas”, a margem do preço da arroba do boi gordo sobre o custo da arroba engordada em cocho para os produtores que já abateram animais girou em torno de 30% a 35% naquela unidade, disse o gerente do boitel em Castilho-SP.

Confinamento do boi das águas rendeu margem de 40% ao pecuarista do MT

Os produtores ainda podem aumentar a margem conforme a habilitação dos lotes para participar dos protocolos de bonificação. “Ainda tem a chance, se o parceiro quiser, de adiantar (os recebíveis de) uma parte dos animais enviados para nós”, reforçou o veterinário.

“Agora é a hora de desafogar as pastagens. Aqui na região nossa começou o frio, então é hora da estratégia. Não adianta deixar acabar o pasto, o boi perder peso. Está na hora de começar a pensar nas opções de terminação para não deixar a boiada passar este ano e não abater, não deixar para o ano que vem”, justificou ainda o gerente.

As unidades dos Confinamentos JBS oferecem ao pecuarista quatro modalidades de negócios – diária, parceria, arrobas engordadas e ração por kg. Em todas elas, o invernista tem vantagens como a absorção do boitel de rejeitos de cocho ou mortes e ainda o fato de ele não precisar desembolsar nada até o momento do abate do lote, quando os custos serão descontados.

O contato para os interessados em mais informações sobre a engorda nas unidades dos boiteis, (Rio Brilhante e Terenos-MS; Lucas do Rio Verde, Confresa e Nova Canaã do Norte-MT; Guaiçara e Castilho-SP; ou ainda Campo Florido-MG, a ser inaugurada) pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Veja a entrevista completa com Luciano Júnior (Guacho) pelo vídeo abaixo: