Três pilares para engordar um boi de 20 arrobas aos 20 meses

De acordo com Leonardo Souza, médico veterinário e diretor do programa de melhoramento Nelore Qualitas, sistema permite alcançar produtividade de até 18 arrobas por hectare ao ano. Assista à palestra.

Nesta sexta, 18, o Giro do Boi levou ao ar trecho de uma palestra do médico veterinário e diretor do programa de melhoramento genético Nelore Qualitas, Leonardo Souza. A apresentação foi feita durante a Beef Expo 2017 e sua íntegra pode ser vista neste link.

Em sua palestra, Souza lamentou o fato de que 34% dos machos acima de 16@ abatidos no Brasil têm quatro anos ou mais. Segundo o veterinário, o ideal é reduzir a idade de abate, acelerar o giro do estoque dentro da porteira e, deste modo, aumentar a produtividade em arrobas por hectare ao ano.

Para tanto, o diretor do Nelore Qualitas selecionou três pilares para o pecuarista seguir e para produzir um boi de 20 arrobas abatido com até 20 meses. Veja abaixo:

1 -Estação de monta 70 dias: para o veterinário, esta é base todo processo. Isto porque se todas as vacas já pariram quando começa uma nova estação de monta na fazenda, o pecuarista tem um ganho operacional, pois a mão de obra fica toda voltada para cuidar da estação reprodutiva, sem perder foco cuidando de outras situações. “Só é possível uma vaca produzir um bezerro ao ano se estiver uma estação de 70 dias ou menos. Assim os bezerros são mais uniformes em relação ao peso, pois vão nascer todos em um período de pouco mais de dois meses, diferindo apenas em relação à genética”, indicou.

2: Emprenhar novilhas com 14 meses: “É bonito porque é possível produzir até 33% a mais de bezerros com a mesma quantidade de fêmeas na minha fazenda. Isso faz com que eu mude totalmente a quantidade de animais que eu posso vender no rebanho. Eu saio média brasileira de 20% pra 36% do rebanho”, afirma Souza, referindo-se à taxa de desfrute.

3 – Seleção para eficiência alimentar: “A gente quer animais mais eficientes para diminuir o custo produção e para que possa aumentar a lotação de pastos da fazenda”, resumiu o veterinário. Segundo ele, a meta do programa é selecionar bovinos mais eficientes que possam, nos próximos dez anos, aumentar em 10% a taxa de lotação das propriedades em que estiverem.

Sistema como esse,  destacou Leonardo Souza, alcançam produtividade de  até 18 arrobas por hectare ao ano. Veja abaixo a apresentação:

Veja também:

Como produzir 33% mais bezerros com o mesmo número de vacas?