Cuidado com o cão na lida campeira; ele pode transmitir doenças para o gado

São duas as principais doenças que os animais de estimação podem transmitir para os bovinos; veja resposta do médico veterinário

O produtor Jerônimo Campos, de Novo São Joaquim, no Mato Grosso, enviou pergunta ao Giro do Boi sobre problemas que pode ter com a proximidade dos cachorros da fazenda com os bovinos.

“Na minha propriedade, uso bebedouros artificiais para as vacas e já vi o cachorro pular dentro do bebedouro. Isso pode causar malefícios para o gado?” indagou. Quem respondeu foi o médico veterinário João Drumond, gerente técnico da área de biológicos da MSD Saúde Animal.

“Quando a gente pensa nesta relação entre cães e o gado, a gente sempre tem que se preocupar com duas importantes doenças reprodutivas, a primeira é a leptospirose e a outra é a neosporose”, adiantou.

“A leptospirose é transmitida através da urina de animais contaminados e eu posso fazer a sua prevenção utilizando vacinas ou seu tratamento utilizando antibióticos adequados”, disse.

“Já a neosporose, nós não temos nem tratamento e nem mesmo vacina disponível no Brasil. Desta forma eu tenho que evitar que o cão se contamine com esta doença. E como eu faço isso? Eu evito que ele acesse a restos placentários, a fetos abortados, a animais natimortos ou a vísceras de animais que morreram pela propriedade. Deste modo eu evito que ele seja contaminado e vá depois, através das fezes, contaminar as pastagens, as aguadas, alguma silagem que o senhor tenha na propriedade ou mesmo no depósito de sal. Com isso eu evito que o ciclo se complete”, concluiu.

+ Neosporose: doença que infecta 15% do rebanho brasileiro diminui em 44% o desfrute de novilhas em reprodução

+ Sabe o cachorro que te acompanha no curral? Ele pode estar atrapalhando o desempenho do seu gado

Vacina mal aplicada e até cachorro podem contaminar ser humano com brucelose

“Mais ações o senhor pode checar com o veterinário que o assiste na sua propriedade”, reforçou.

Veja os detalhes da resposta no vídeo abaixo:

 

Foto: Reprodução / Embrapa