Serviços ambientais ajudam produtor a extrair potencial máximo de sua fazenda

De acordo com pesquisadora, produtores que planejam o uso das terras estão um passo à frente para aproveitar as oportunidades como acesso a crédito

Nesta sexta, 05, em novo episódio do quadro Embrapa em Ação, a pesquisadora da unidade Embrapa Solos Elaine Fidalgo, engenheira agrônoma, mestre em sensoriamento remoto e doutora em engenharia agrícola, falou sobre as oportunidades que os serviços ambientais apresentam aos produtores rurais.

+ Veja outras reportagem da série Embrapa em Ação

Segundo Fidalgo, os serviços ambientais podem significar o uso de todo o potencial de uma fazenda, combinando a agricultura e a pecuária com o turismo rural, por exemplo, a preservação das nascentes para o fornecimento de água para as cidades, o sequestro de gases de efeito estufa de modo a evitar mudanças climáticas. “Então a agricultura é bastante importante neste cenário porque ela está nas áreas rurais e, em equilíbrio, bem desenvolvida, pode contribuir para o fornecimento de todos estes serviços ambientais que são úteis para a sociedade”, afirmou a pesquisadora.

A boa notícia para o produtor é que além de explorar sua propriedade rural da melhor forma disponível, alguns destes serviços ambientais podem retornar na forma de benefícios financeiros. Basta, no entanto, que este proprietário identifique as possibilidades que se apresentam em sua região.

“Os produtores que percebem a oportunidade de planejar melhor o uso das suas terras estão um passo à frente para aproveitar as oportunidades que possam vir disso. […]  Acesso a um crédito diferenciado, reconhecimento da qualidade dos seus produtos, se desenvolvidos sob condições adequadas, e como nós já conversamos também, algumas iniciativas como a de pagamentos por serviços ambientais, que é uma forma de reconhecimento e estímulo para que as áreas rurais sejam todas ocupadas da melhor forma possível, preservando realmente”, ilustrou Elaine.

“Nossas florestas estão prestando serviços ambientais gratuitamente para o mundo”, afirma pecuarista

Pagamentos por serviços ambientais entrará na pauta do GTPS em 2020

A pesquisadora disse que cabe ao produtor buscar projetos em sua área, como os dos comitês de bacia, atuações da Emater e demais iniciativas municipais e estaduais. Elaine inclusive destacou publicações da Embrapa que tratam do tema e que estão disponíveis para consulta (acesse nos links abaixo):

+ Programas de pagamento por serviços ambientais no Brasil

+ Cartilha Serviços ambientais e a agropecuária

Mais informações sobre o tema podem ser consultadas pelo e-mail da pesquisadora: [email protected].

Assista à entrevista completa com Elaine Fidalgo pelo link abaixo:

Foto: Ana Maio / Reprodução Embrapa