A conta da terminação intensiva a pasto vai fechar em 2020?

Em Webinar nesta quinta, 14, Rogério Coan, da Coan Consultoria, vai tratar da viabilidade econômica do sistema e como começar a usar a TIP em sua propriedade

Será que a conta da terminação intensiva a pasto (TIP) vai fechar em neste ano? Nesta quarta, dia 13, o zootecnista Rogério Coan, CEO da Coan Consultoria, falou sobre o assunto ao Giro do Boi.

“Nós temos sempre duas modalidades de negócio quando a gente fala de confinamento e quando a gente fala da TIP. A TIP que é conduzida com aquele animal que já foi comprado bezerro, no sistema de recria e engorda ou no ciclo completo, em que ele foi recriado e chegou numa fase com 390 a 420 kg. Eu não tenho dúvida de que a conta fecha, e fecha muito bonita. É realmente muito impactante até porque é possível você fazer dois a três giros ao longo do ano na mesma área de pastagem, desde que sejam feitas as práticas de manejo, diferimento (de pasto) e tudo mais”, adiantou o consultor.

Coan irá apresentar as contas em detalhes em palestra nesta quinta-feira, dia 14, no 5º Webinar Giro do Boi, com o tema Terminação Intensiva a Pasto (TIP) – Do pasto ao prato. O encontro virtual começa às 8h30 e as perguntas sobre os temas poderão ser enviadas pelo aplicativo Zoom para quem se inscrever pelo link abaixo:

Faça aqui sua inscrição para o Webinar TIP – Do pasto ao prato

Coan ponderou que existem alguns pontos limitantes para o pecuarista criar margem com a TIP. “ Para aquele pecuarista que vai para mercado hoje, vai comprar o boi magro, ele vai também comprar os insumos e às vezes ele não tem uma habilidade comercial desejável, vamos assim dizer, ele pode almejar margens um poucos mais restritas, mas ainda são viáveis. É questão realmente de fazer as contas diante destas premissas básicas de compra do boi magro e compra dos insumos”, completou.

+ Boitel ajuda a tapar os gargalos da engorda intensiva para o pecuarista

Na terminação intensiva a pasto, o animal recebe entre 1,6 a 2% de seu peso vivo em ração concentrada com o objetivo da deposição de gordura na carcaça. “É uma tecnologia que há muito tempo se utiliza no Brasil. Só pra você ter uma ideia, nós terminamos aqui na Coan Consultoria, com os nossos clientes, quase 96 mil cabeças em 2019 com esta tecnologia”, calculou o zootecnista.

Além de fazer as contas da viabilidade econômica, Coan vai ajudar o produtor dizendo como montar uma estrutura para inicar a TIP em sua fazenda. “Nós vamos estar discutindo amanhã como fazer, como que nós vamos implantar esta tecnologia, desde o dimensionamento das pastagens quanto à taxa de lotação, perfil nutricional da ração concentrada, como fornecer, qual horário fornecer, dimensionamento de linha de cocho e, logicamente, não diferente em termos de importância dos demais aspectos da tecnologia que nós vamos discutir, é lógico, ensinar o pecuarista a fazer o cálculo de viabilidade econômica, fazer o orçamento desta tecnologia de forma a torná-la viável economicamente”, resumiu Rogério.

A palestra de Coan – “Como a TIP pode alavancar a produtividade e a competitividade do meu negócio?” – será a segunda do webinar desta quinta, juntando-se à apresentação de Danilo Grandini, diretor global de marketing da divisão de bovinos da Phibro Animal Health – “Por que o aporte de grãos é tão importante no acabamento de machos inteiros?” -, e ainda à palestra do zootecnista e diretor de relacionamento com pecuaristas da Friboi, Fábio Dias, sobre “Dados do abate da Friboi: O que as carcaças nos informam?”.

Veja abaixo a programação completa:

+ Entenda diferenças entre confinamento, semiconfinamento e terminação intensiva a pasto

Ainda não reservou pasto para a entressafra? Saiba como aproveitar as últimas chuvas da estação

Confira no vídeo a seguir a entrevista com Rogério Coan na íntegra: