A novilha Nelore vai ser prejudicada pegando primeira cria com 2,5 anos de idade?

Pecuarista do interior de GO quer saber se mesmo com boa nutrição a fêmea jovem terá o desenvolvimento comprometido emprenhando mais cedo

Mesmo com boa alimentação, a novilha Nelore que pega prenhez pela primeira vez após dois anos e meio de vida poderá ter consequências tanto para ela quanto para o bezerro?”, foi a dúvida enviada por Valmir Mendes, pecuarista em Padre Bernardo-GO.

No Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta terça, 23, o médico veterinário Alexandre Prata atendeu o criador, apontando que o crescimento da novilha não é prejudicado desde que o manejo nutricional seja bem planejado e executado.

“Se ela for bem alimentada nos períodos antes do parto e após o parto, provavelmente ela não terá problema nenhum. Ela terá bons índices de fertilidade e irá desmamar bezerros com o mesmo peso das vacas (multíparas)”, sustentou Prata, que é promotor técnico da Globalgen.

“No entanto, se ela tiver um manejo nutricional inadequado, principalmente após o parto, isso poderá levar, sim, a índices de prenhez menores e também bezerros mais leves”, advertiu.

“Hoje é bem comum nós termos esse tipo de novilha emprenhando cedo, ou seja, bem mais novas do que antigamente, muito devido ao uso de biotecnologias da reprodução, como a IATF, e também a seleção genética. Então é sempre importante tomar esse cuidado nutricional com essa categoria animal. Não devemos nos preocupar em dar um bom manejo nutricional somente quando elas estão em estação de monta, mas sim durante toda a gestação e também no período pós-parto para que ela tenha um bom índice de prenhez”, concluiu.

Leia também:

Fazenda desafia novilhas de 12 meses com desmama acima de 200 kg por vaca exposta

Por que desafiar novilhas à cria aos 14 meses e como saber se estão prontas?

“Recria turbinada” reduz idade ao 1º parto e eleva em até 30% eficiência da engorda

Fazenda usa estratégia nutricional para buscar quase 80% de prenhez em primíparas

Qual o jeito certo de suplementar vacas e novilhas nas águas e na seca?

Como ter uma fazenda de cria top rentável, que ganha até R$ 700 por hectare?

Criador, saiba como aumentar a taxa de prenhez das vacas de primeira cria

Fazenda reduz idade de abate em até 50% emprenhando novilhas mais cedo

+ Genética ajuda a emprenhar novilhas precoces, mas precisa de reforço da nutrição

“Quanto mais eu mexo com genética, mais eu acredito em nutrição”

Qual é a sua dúvida sobre reprodução para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa no vídeo a seguir: