Como começar a correção do solo da minha área plantada com braquiária?

Produtor de Pedregulho-SP pergunta o que é preciso para fazer tanto a correção como a adubação do solo da sua fazenda, onde trabalha com recria de garrotes a pasto

Trabalho com recria e engorda de garrotes a pasto. Eu fiz análise de solo e gostaria de saber o que preciso fazer para correção e adubação do solo para próxima temporada no meu pasto de braquiária”, disse o produtor Aldemar Chieregato, de Pedregulho-SP, na mensagem que enviou ao Giro do Boi.

Foi o engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, quem respondeu a dúvida do criador.

“Você fez a análise de solo e agora é necessário interpretar essa análise. Então você deve apresentar ela a um técnico, algum agrônomo, porque ele precisa olhar a sua análise para poder fazer as recomendações”, indicou o especialista.

QUAL O PH IDEAL DO SOLO PARA BRAQUIÁRIA?

Pires falou por onde começa, em linhas gerais, a correção do solo. “O primeiro passo para correção da fertilidade de solo, que você deve fazer e deve se atentar, é a correção da acidez do solo. E a correção da acidez vem com o calcário. O calcário é cálcio e magnésio. Ele deve ser incorporado no solo. Se essa sua área, que você falou que é uma área de braquiária, já estiver formada, você pode aplicar o calcário em duas ou três vezes, não se esquecendo que o pH ideal para uma braquiária seria em torno de pelo menos 6 a 6,5. Se estiver assim, aí não há necessidade de calcário”, observou.

Quem planta com calagem colhe mais arrobas por hectare

+ Quando usar e quais benefícios o gesso agrícola traz para o solo da minha fazenda?

“A saturação de base da sua análise é expressa pelo V% e ela deve estar com pelo menos 40%. Se estiver em torno de 40% e o seu pH em torno de 6 a 6,5, não vai precisar, não vai ser necessário o calcário”, acrescentou Pires.

+ Os fertilizantes químicos podem aumentar a acidez do solo?

NÍVEL MÍNIMO E NÍVEL IDEAL DE FÓSFORO PARA PASTAGEM

“Outra coisa que você deve avaliar são os níveis de fósforo. O Brasil é muito pobre de fósforo. […] O que é um nível mínimo desejado para o bom resultado na sua braquiária? 10 mg por decímetro cúbico de fósforo. O desejável, o top, são 20 mg por decímetro cúbico de fósforo”, informou.

“Se o seu estiver abaixo – e com certeza deve estar – você pode fazer uma aplicação de um fosfato natural reativo ou um fertilizante que tenha os dois, um fosfato natural e um MAF, por exemplo. E buscar num primeiro momento para elevar a 10, pelo menos. E depois que chegar a 10, chegar a 20 mg por decímetro cúbico de fósforo. Então você vai gradativamente melhorando. E o fósforo você pode aplicá-lo em cobertura logo na entrada das águas e a planta vai reagir bem”, sugeriu o agrônomo.

+ Como aplicar fósforo na pastagem?

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa de Wagner Pires ao produtor paulista pode ser vista clicando no quadro abaixo: