Depois de sucesso com grão inteiro, irmãos expandem confinamento em Rondônia

No Sítio Água Doce, em Colorado do Oeste, pecuaristas engordaram 54 animais no cocho em 2019, passaram para 250 cabeças em 2020 e projetam até 450 em 2021

A história dos irmãos Leandro e Sidicley Tavares Fonseca foi destaque no quadro Giro pelo Brasil desta sexta, 16. Depois de visitar na quinta-feira a propriedade, o Sítio Água Doce, em Colorado do Oeste-RO, o originador da unidade Friboi em Vilhena-RO, Wagner Alencar, falou sobre a experiência dos produtores com o confinamento de grão inteiro.

“Eu estive fazendo uma visita para o Leandro e o Sidicley. São dois irmãos que começaram ano passado um pequeno projeto no sítio deles. Eles engordaram 54 cabeças de boi no grão inteiro em 2019, mas esse ano já construíram uma estrutura melhor. Eles aumentaram o confinamento para 250 cabeças e estão muito satisfeitos! Você vê que o confinamento não tem limite, ele acaba aumentando a produtividade da terra”, observou Alencar.

A boa experiência da terminação em cocho fez com que os pecuaristas se programassem para novo investimento para 2021. “Para o ano que vem, eles já estão projetando em torno de 400 a 450 animais (terminados em cocho)”, revelou Wagner.

+ Quais as vantagens e desvantagens do uso do grão inteiro no confinamento?

Vai usar dieta de grão inteiro no confinamento? Saiba como o bagaço de cana pode te ajudar

Saiba como aproveitar melhor o grão e aumentar em 20% a eficiência do boi confinado

Fazenda do MT adapta sistema para aumentar o rebanho sem ampliar área

O originador relatou que a prática da engorda intensiva está se disseminando na região, ganhando força com os resultados financeiros que oferece aos pecuaristas. “O bacana é que eu estive lá na propriedade ontem e estava até fazendo as contas. Somente nessa linha dele, que liga Colorado a Corumbiara, existem quatro confinamentos pequenos. Ali entre Colorado, Cabixi, Cerejeiras, é uma região onde bastante gente está investindo no confinamento, está aumentando a produtividade dos sítios, aumentando demais os tratos em cocho e isso é muito bacana”, celebrou.

Com sucesso do sistema de engorda, pecuaristas melhoraram a estrutura do confinamento.

Leia também: 

+ Ex-vaqueiro, Zezinho virou pecuarista e hoje usa carriola para tratar o gado em RO

Mãe e filho apostam em fábrica de ração para melhorar qualidade do gado em Rondônia

Irmãos capixabas investem em Rondônia e inauguram confinamento em Vilhena

Veja mais imagens do confinamento do Sítio Água Doce no vídeo a seguir: