Ex-vaqueiro, Zezinho virou pecuarista e hoje usa carriola para tratar o gado em RO

Com a "boroquinha na cacunda”, pecuarista foi em busca de melhores condições e venceu na vida construindo o simples - mas produtivo - Sítio Rio Preto, em Santa Luzia do Oeste

No quadro Giro pelo Brasil exibido no programa desta terça, 13, destaque para a história do José Alves Lopes, o seo Zezinho da 76, mineiro de Água Boa que mudou para o Mato Grosso em 1971. No MT, Zezinho trabalhou por sete anos em uma fazenda de pecuária como vaqueiro e por lá casou-se. Dois meses após o nascimento da primeira filha, em 1978, colocou os poucos bens que possuía “na cacunda” e foi buscar melhores condições de vida no estado vizinho de Rondônia.

No ano seguinte, em 1979, comprou seu primeiro pedaço de terra, sobre o qual cultivava café em Santa luzia do Oeste. Em meados dos anos 80, foi até o município de Cacoal para buscar seu primeiro lote de vacas e começar a empreitada como pecuarista leiteiro.

Ao longo de 30 anos, seo Zezinho tirou o leite das vacas ele próprio para produzir, junto à sua esposa, queijo e requeijão para vender. O negócio prosperou e as terras se expandiram para os atuais 60 alqueires, que possibilitam ao criador, hoje de gado de corte, fazer o ciclo completo e até a engorda em confinamento do gado crioulo. “Hoje tiro o leite só para o gasto”, conta o produtor.

“Ano passado ele já foi destaque no Giro do Boi pela determinação e esse ano não foi diferente (relembre a história no link abaixo). O seo Zezinho melhorou a estrutura de cocho, a casinha e o principal: no ano passado a carriola tava meio derrubada, mas esse ano o seo Zezinho comprou uma carriola de carregar 70 kg de volumoso (veja na foto em destaque acima). O seo Zezinho não tá fraco, não!”, animou-se o originador da Friboi em Rolim de Moura-RO, Matheus Roz, que esteve recentemente na propriedade do pecuarista, o Sítio Rio Preto, em Santa Luzia do Oeste.

+ Pecuarista de 70 anos usa carriola para tratar bois no cocho; animais pesaram em média 20@

Seo Zezinho mostra a estrutura nova do confinamento no Sítio Rio Preto. 

Trato especial: Lucas, ajudante do Seo Zezinho, serve a boia para o lote que aguarda a mistura da ração no piquete ao lado.

Destaque da história de Zezinho contada no Giro do Boi em outubro de 2019, a carriola serve para carregar o volumoso até o cocho para misturar com os farelos e produzir a ração dos animais. “Você pode ver que a boiada está no piquete paralelo e toda vez que ele vai tratar, ele tira os bois, coloca o lote nesse piquete paralelo para poder colocar o volumoso, colocar os farelos, misturar e trazer os bois de volta. Então não é tão simples, mas está aí!”, reconheceu Roz.

Embora tenha tido que antecipar o abate do último lote de 51 animais, que engordaram 40 dias no cocho, Zezinho ficou satisfeito porque seu trabalho duro foi recompensado: os bois foram embarcados para a Friboi de Pimenta Bueno-RO pesando em média de 18@. “Parabéns ao seo José, parabéns ao Lucas, que é o rapaz que ajuda ele no trato também! Gostaria de parabenizá-lo novamente e mandar um grande abraço para o seo José, à sua esposa, Dona Tereza, e aos os filhos Marinelza, Marivaldo e Marilza, que moram lá em Colniza, no Mato Grosso, e sempre estão nos acompanhando”, celebrou Matheus Roz.

Veja mais detalhes e as fotos do Sítio Rio Preto e de seo Zezinho no vídeo a seguir:

Leia também: 

+ Mãe e filho apostam em fábrica de ração para melhorar qualidade do gado em Rondônia

Com um pequeno sítio no interior de RO, produtor forma 3 filhos em medicina

Jovem rondoniense transforma sítio da família em exemplo na engorda de boi

Irmãos capixabas investem em Rondônia e inauguram confinamento em Vilhena

Ele levou 8 anos para engordar os primeiros bois e hoje é referência de produtividade na pecuária