Especialista explica como as startups do agro podem ajudar pequenos pecuaristas

CEO da startup A3 Pecuária destacou que tecnologia se encaixa na bovinocultura de corte no momento em que a atividade expande a informatização de seus processos

Em vídeo exibido no Giro do Boi desta segunda-feira, dia 17, o empreendedor André Piana, CEO da startup A3 Pecuária, que desenvolveu um software para gestão de rebanho, explicou como as novas tecnologias podem ajudar os produtores rurais, sobretudo os pequenos pecuaristas.

“Uma startup pode ajudar um pequeno pecuarista através da informatização de seus processos. Essa seria a principal pauta”, resumiu.

Conforme destacou o empresário, a tecnologia combina com o momento em que a gestão da atividade passar por esta informatização. “Sabemos que hoje toda empresa é informatizada, o que não é diferente na pecuária. Acreditamos que a pecuária deve ser informatizada para que a gente tenha um melhor controle sobre os processos, assim como históricos para que a gente possa melhorar a tomada de decisão”, sustentou.

“Isso vai depender muito de onde o produtor está inserido. Eu vou citar alguns exemplos práticos de como a gente pode ajudar o produtor a melhorar os seus pequenos processos dentro da propriedade. Para quem trabalha com engorda, por exemplo, ele deve saber qual o valor de compra e qual o valor de venda. Qual o peso de compra e o peso de venda. E, se possível, dentro desse período que o animal permaneceu na propriedade, que ele saiba quais foram os seus custos em cima desses lotes. Então essa é a questão básica que a gente fornece para quem trabalha com a engorda, por exemplo”, ilustrou.

+ Software indica ponto de abate do boi confinado com 30 dias de antecedência

“Se aprofundarmos um pouco mais na questão financeira, a gente sabe que a pecuária é uma ciência bem complexa, porque envolve desvalorização, imobilização e tudo isso vai influenciar no resultado final. Dentro desse contexto, a gente tenta mostrar um plano de contas para ajudar o produtor a saber quais as receitas e as despesas que ele está tendo durante determinado período do seu ciclo de produção”, acrescentou.

“Por fim, podemos citar o controle de estoque e o controle sobre um calendário de manejo (reprodução, pesagens, sanidade), onde você consegue programar os seus manejos durante o ano, para que você possa organizar melhor os seus processos e depois ter uma análise em cima deles. Tudo isso agregado a uma ferramenta, seja celular, no computador. Então você consegue visualizar isso de uma forma informatizada e de uma forma resumida, gerando inteligência em cima da sua propriedade”, disse o empreendedor.

Pecuária de precisão entra na era do “big brother bovino”

Tecnologias de monitoramento aumentam em 30% o lucro por animal confinado

No confinamento, o olho da câmera é o que vai engordar o boi

Veja as informações compartilhadas pelo CEO da A3 Pecuária pelo vídeo a seguir: