Especialista passa dicas para manter a pontualidade do embarque do gado

Interação entre indústria e pecuarista é fundamental para que gado seja embarcado e desembarcado mantendo a qualidade das carcaças

Nesta sexta, 21, no quadro Giro na Estrada, o supervisor de transportes da TRP, Daniel Lopes dos Santos, que atua na unidade Friboi de Confresa, município mais populoso da região do Norte do Araguaia mato-grossense, listou algumas dicas para o produtor contribuir e manter a pontualidade do embarque de gado.

“Primeiro é a programação de embarque. O escalador da unidade tem que sentar com a originação (equipe de compra de gado), tem que falar com a fazenda também, ter uma sintonia perfeita, e definir a melhor forma de fazer o embarque para sair tudo com qualidade. É escolhendo o melhor caminhão, o melhor motorista, apesar de que o time de motoristas é uniforme e bastante qualificado, bastante treinado, escolher o caminhão certo para o embarque certo. Isso dá um resultado fantástico tanto para e indústria quanto para o pecuarista”, declarou.

Formação correta de lotes para embarque é saudável para o animal e para o bolso do pecuarista

O exemplo do trabalho bem feito veio com imagens de um embarque recente de uma boiada terminada em cocho no Confinamento Ouro Verde, no município de Porto Alegre do Norte-MT, distante cerca de 30 km de Confresa. Daniel lembrou que o embarque foi feito em “tempo recorde”. “A gente embarcou 400 bois na fazenda começando o embarque às 8h e às 11h40 a gente já tinha terminado de embarcar os 400 bois. Às três horas da tarde a gente já tava descarregando a boiada no frigorífico de Confresa”, contou.

Em sua participação no programa, o supervisor apresentou ainda sua equipe e a divisão da frota de caminhões que está disponível ao atendimento ao produtor, seja para a logística de gado gordo ou para o gado magro.

Como agilizar o embarque de gado magro para a terminação em confinamento?

Transporte do gado magro para o confinamento requer cuidados específicos; veja quais são

Veja o quadro Giro na Estrada clicando no player: