Quantas crias devo tirar das minhas vacas cruzadas antes do descarte?

Criador da Bahia também pergunta como manter as vacas com porte médio e se pode utilizar machos F1 Angus x Nelore no repasse das suas fêmeas

O quadro Giro do Boi Responde desta quinta, 29, atendeu o criador José Carlos Costa, que tem propriedades em São Miguel das Matas e em Lajes, municípios da Bahia.

O pecuarista explicou que tem vacada F1 Angus (Red e Aberdeen) x Guzonel em seu sistema de cria e recria em regime extensivo com Brachiaria decumbens e tem dúvidas sobre quantas crias tirar de suas fêmeas F1 antes do abate, além de perguntar sobre como o manejo deve ser feito para que as vacas fiquem de porte médio (400 a 450 kg). Ele também questiona se pode usar touro F1 Aberdeen Nelore para cobertura a pasto.

Quem atendeu os anseios do criador foi o zootecnista Alexandre Zadra, especialista em cruzamento industrial, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

QUANTAS CRIAS TIRAR DAS VACAS F1?

“A gente tem que ter em mente que a fêmea é viável, ou mais eficiente, enquanto ela desmamar mais quilos de bezerro em relação ao que ela pesa. Portanto, quando a gente pensar em tirar crias de uma matriz, a gente tem que tirar crias até que ela desmame bezerros leves em relação ao que elas pesam”.

“Normalmente uma F1 vai crescer até a terceira cria. Muitos amigos, clientes e produtores tiram uma cria apenas da fêmea e a abatem com 14, 15, 16@, às vezes até mais. E tem gente que quer explorar mais o ganho de peso dela como animal jovem, tirando duas ou até três crias, abatendo essa fêmea com até 600 kg”.

“Dessa maneira, você consegue o ganho de peso dela, que seriam dos 300 kg, que seja até 540 kg depois de duas crias. Você tira 240 kg de ganho dela desde quando ela era novilha e você ainda tem mais 240 kg duas vezes, ou seja, dois bezerros de 240 kg. Então você faz, eu costumo dizer, 24@ em um período que vai mais ou menos dos 16 ou 18 meses até os 46 meses. Em 30 meses, você faz 24 arrobas. É interessante dessa maneira”, explicou.

+ Tire pelo menos uma cria da F1 Angus, aconselha especialista

+ 61 arrobas em 64 meses: conheça o potencial de desfrute do cruzamento terminal

COMO MANTER FÊMEAS DE PORTE MÉDIO?

“Você pergunta como faz para manter fêmeas de 400 a 450 kg. Se você quiser manter uma fêmea de menor porte, emprenhe muito cedo. Se possível, com 260 a 270 kg. Recriando a pasto, ela vai ficar uma fêmea de 450, 470 kg no momento da parição”.

USO DO F1 ANGUS X NELORE COMO TOURO

Você tem pergunta é possível utilizar touro F1 Angus cruzado com Nelore para cobertura a pasto e se ele vai transmitir uma genética que vai produzir animais de qualidade. O que a gente costuma dizer é que animais F1, produtos de cruzamento, são animais feitos para o abate, não são reprodutores. Reprodutores advém sempre de um programa de seleção, de um rebanho que realmente tem critérios de seleção bem definidos e está num programa de melhoramento genético”.

+ Touros não melhoradores cobrem até 75% das vacas no Brasil

+ Especialista alerta: cuidado ao cruzar suas vacas com boi de boiada

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja as respostas completas do zootecnista no vídeo a seguir: