Quanto tempo após o parto a vaca pode pegar cria de novo?

Veterinário indicou período de espera para a matriz ser desafiada novamente, mas ponderou que escore corporal e sanidade devem estar em dia para o sucesso do manejo

Mais uma edição do Giro do Boi Responde foi ao ar no programa desta segunda, dia 10. O criador Clewton Domingues de Souza, de Cocos, na Bahia, quer saber .quanto tempo depois do parto a vaca pode ser desafiada a reproduzir novamente.

Ele também tem uma dúvida sobre a pelagem dos seus animais. “Os mais velhos têm a cultura de dizer que touros com testículos escuro têm filhos avermelhados. Me esclareça (se é verdade), por favor!”, solicitou.

Quem atendeu Clewton foi o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br.

“Cor de de pelagem está muito direcionada a questões genéticas. Mas geralmente, no gado Nelore, a gente observa que nascem os bezerros avermelhados e, com o tempo, vai clarear a pelagem deles. […] Se nasceram os bezerrinhos todos avermelhados e se tiver origem realmente com esse testículo escuro, ele vai apresentar o vermelho, mas, com o tempo vai clarear a sua pelagem. […] Tem que observar muito a genética desses animais porque antigamente existiam os animais com a pelagem vermelha que nós chamávamos de ruão. Mas, com o tempo, esses animais sumiram do cenário, então hoje o que predomina principalmente na pelagem dos animais Nelore é a cor branca, que alguns chamam de baio”, comentou Vieira.

+ Quanto custa em média um touro Nelore pintado? E qual o valor dos bezerros F1?

Posso cruzar o Nelore Pintado com Nelore de pelagem tradicional?

Por que a pelagem de touros Nelore escurece e fica acinzentada?

O veterinário, na sequência, esclareceu a outra dúvida do pecuarista baiano. “Outra pergunta que ele nos faz é qual o tempo necessário após o parto para a vaca ‘pegar cria’ – o período em que ela pode emprenhar de novo. Geralmente 40 a 45 dias após o parto é o período ideal para você passar o touro ou colocar na inseminação artificial. O útero já se reestruturou, todas as atividades hormonais e fisiológicas desses animais já voltaram ao normal, então é um bom momento para você correr o touro ou então organizar a inseminação artificial. Mas tem que observar constantemente o escore corporal desse animal, observar se a vaca está bem nutrida, se está bem mineralizada e se tem um bom manejo sanitário”, ponderou.

+ Tem idade mínima pra novilha pegar 1ª cria? A alimentação tem que ser diferente?

Qual o jeito certo de suplementar vacas e novilhas nas águas e na seca?

Fazenda usa estratégia nutricional para buscar quase 80% de prenhez em primíparas

Qual a idade mínima para a primeira cria de uma novilha?

Por que desafiar novilhas à cria aos 14 meses e como saber se estão prontas?

Fazenda desafia novilhas de 12 meses com desmama acima de 200 kg por vaca exposta

Por que o criador pode entrar como franco atirador no desafio das precocinhas?

Como ter uma fazenda de cria top rentável, que ganha até R$ 700 por hectare?

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Confira as respostas do veterinário no vídeo a seguir: