Que touro usar nas vacas Gir para produzir mais leite?

No Brasil, o Gir evoluiu para uma das principais raças que contribuem para a produção leiteira, saindo de 2.000 para 4.500 quilos por lactação em um período de 30 anos

Ele mora em Turiúba, às margens da parte limpa do Rio Tietê no interior de SP, região próxima de Araçatuba. Sua fazenda, entretanto, está localizada no Maranhão. E apaixonado pela raça Gir que é, ele quer saber qual cruzamento fazer com suas matrizes para aumentar a produção de leite. Esta é a dúvida do criador César Caires.

Foi o zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, quem atendeu o pecuarista. Marquez destacou a evolução do Gir a partir da seleção dos produtores brasileiros.

“A raça, sim, sofreu influências genéticas, mas nós estamos falando de processos de seleção genética. Ou seja, começamos a apartar há muitos anos os animais de melhor produção na raça e aí a gente começou a fixar mais o gen para leite, ou seja, nós conseguimos através do homem selecionar as diferenças, mudanças de alelo dentro daquela base genética do Gir, selecionando quem era o melhor para se reproduzir. Então nós tivemos uma evolução muito grande na produção de leite”, destacou.

+ Causos dos pioneiros da pecuária no Brasil têm até fuga de tubarão

“Há 30 anos a gente tinha vacas leiteiras com 2.000 quilos de leite, filhas de touros Gir, e hoje nós estamos beirando 4.500 quilos de leite de produção”, enalteceu o especialista.

Mas qual é o melhor cruzamento? Marquez fez a recomendação.

“Se você for cruzar entre raças distantes geneticamente, com certeza é o Holandês. E aí a gente vai formar hoje o sucesso que existe no Brasil, que é a raça Girolando. É o cruzamento do Holandês com o Gir Leiteiro, fazendo animais F1 e, posteriormente, chegando nos animais de composição racial ⅝ Holandês e ⅜ Gir Leiteiro”, concluiu.

Leia também:

+ Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?

Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

É boa ideia cruzar vaca Girolando com taurino tropical para ter bezerro de corte?

Vale a pena cruzar vacas Girolando com touro Braford?

+ Garrotes Gir castrados e confinados surpreendem em qualidade de carne, afirma Unesp

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento ? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa:

Foto: Reprodução / ABCGil