Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?

Especialista apontou quais são as características que o criador deve buscar no reprodutor Nelore para produzir bons bezerros de corte a partir das fêmeas leiteiras

O criador João Mário, com propriedade em Lençóis Paulista, interior de São Paulo, quer saber se ao cruzar suas vacas leiteiras, que são mestiças Girolando, com touro Nelore ele terá produção de bezerros pesados ao desmame para vender como animais de corte.

O zootecnista e gerente de fomento dos programas de melhoramento genético da ABCZ, Ricardo Abreu, atendeu o pecuarista no Giro do Boi Responde que foi ao ar nesta terça, 15.

“A grande adaptabilidade da raça Nelore é colocar peso. É uma raça que tem essa aptidão forte para ganho de peso. E com o cruzamento com essas fêmeas suas Girolando, com certeza as bezerras e os bezerros vão ser mais pesados. E aí você tem uma outra fonte de renda por vender esses bezerros e bezerras pesados. Como o mercado está muito aquecido, tanto o mercado de leite como o mercado de corte, o pessoal vem utilizando isso também, touros Nelore PO de referência, animais que têm uma acuidade de informação e que são melhoradores para realmente colocar mais peso dentro dos cruzamentos também”, aprovou Abreu.

Entretanto, o especialista disse que o criador deve buscar características específicas nos reprodutores Nelore para ter o resultado esperado. “Um outro ponto importante tem a ver com facilidade de parto. No sumário do PMGZ agora do segundo semestre de 2020 nós temos a informação da DEP de peso ao nascimento dos touros. Isto é, peso ao nascimento menor tem a ver com facilidade de parto. Como você vai fazer o cruzamento com fêmeas de leite, é uma característica também importante para se levar em consideração: nascer fácil, crescer rápido e ganhar mais peso em menos tempo”, aconselhou.

+ Como evitar problemas de parto em novilhas F1?

+ Bezerro bom de genética nasce fácil e cresce rápido, afirma zootecnista

Leia também:

Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

É boa ideia cruzar vaca Girolando com taurino tropical para ter bezerro de corte?

Vale a pena cruzar vacas Girolando com touro Braford?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento ? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa de Ricardo Abreu ao criador paulista no vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Luiz Gustavo Pereira / Reprodução Embrapa