Vou ter bezerros pesados sem perder produção leiteira cruzando Jersey e Caracu?

Criador de Formosa, no interior goiano, enviou dúvida para o quadro Giro do Boi Responde informando que quer cruzar suas fêmeas leiteiras com o taurino de corte

Com o acasalamento de touro Caracu com vacas Jersey, o criador consegue produzir bezerros mais pesados sem perder as características de produção de leite? A dúvida é de Cristiano Gonçalves, criador de Formosa, no interior de Goiás.

O zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, atendeu o criador.

“Sim, você consegue. O Caracu é uma raça taurina muito adaptada ao Brasil, mais de quatro décadas de adaptação. São animais de corte, animais que trazem muita precocidade, rusticidade e eles trazem uma característica chamada habilidade maternal. Nós não temos avaliação de produção de leite da raça Caracu, mas nós temos avaliação de habilidade maternal. E habilidade maternal, para ficar claro, é quando o bezerro desmama, no peso. O bezerro que desmama mais pesado, a mãe desse bezerro gera uma pontuação para habilidade maternal, ou seja, ela tem habilidade de criar melhor os seus bezerros”, explicou.

+ Luz especial faz identificação precoce da mastite no leite

“O Jersey é uma raça taurina de porte mediano especializada para a produção de leite. E quando eu cruzo as duas, eu tenho a heterose máxima, que é o cruzamento entre raças distantes geneticamente, e algumas características que são destaque em cada raça começam a explodir no cruzamento. Então você pode ter aquele animal mais pesado, vindo do Caracu, com habilidade de produção de leite da raça Jersey. A heterose, com no F1, vai acontecer isso. Talvez não numa escala de 100%, mas numa escala muito positiva para você ter esse tipo de animal”, indicou.

“Talvez (a bezerra) não produza tanto leite quanto a mãe, mas talvez ela produza, sim. Esse é o efeito da heterose. Mas está correto, você pode usar, vai nascer bezerro pequeno, você não vai ter problema de parição, você vai ter animais que vão desmamar maiores do que os da raça Jersey e, talvez, com produção de leite similar”, concluiu.

Leia também:

+ Como melhorar a produção de carne a partir de vacas Jersey?

Vai dar certo cruzar Pardo-Suíço com Jersey no Nordeste?

Posso cruzar vacas Jersey com touro Angus para produzir leite?

+ Que touro usar em vacas meio-sangue Caracu para ter gado de dupla aptidão?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Assista a resposta completa de Guilherme Marquez ao criador goiano:

Foto: Reprodução / ABC Caracu