Como melhorar a produção de carne a partir de vacas Jersey?

Zootecnista pediu atenção para problemas de parto e recomendou que pecuaristas façam o chamado cruzamento “Jerdi”

O criador Valdir Farias, produtor rural em Tamarana, região de Londrina, ao norte do Paraná, e a criadora Maele Sales, de Congonhas, distrito de Cornélio Procópio, também no estado da Região Sul, disseram em mensagem ao Giro do Boi que têm vacas leiteiras da raça Jersey e querem saber qual a indicação de touros para cruzar que ofereçam bezerras boas para a ordenha e machos para o corte.

O zootecnista Guilherme Marquez, gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, recomendou aos criadores o cruzamento Jerdi.

“A raça Jersey é uma raça de porte pequeno, então nós precisamos tomar muito cuidado com o que é indicado. Em 1978, no chamado programa Pró-Cruza, do governo federal, já se falava de um cruzamento muito bacana chamado Jerdi, em que você pegava o Jersey e cruzava com a raça zebuína chamada Sindi porque as duas raças se pareciam muito na parte de estatura, na parte de frame”, revelou.

+ Vou obter choque de sangue se cruzar Sindi com Nelore?

+ Giro do Dia: boiada castrada da raça Sindi abatida com 20,6@ de média

Que raça devo usar para fazer tricross com minha vacada F1 Sindi x Nelore?

“Eles têm frames mais baixos, com estaturas mais baixas. Eu estou falando isso porque nós podemos ter problema com a facilidade de parto. Nós não queremos colocar um touro nas suas vacas que vá dar um bezerro grande e, na hora de parir, você vai ter problema para fazer esses partos e pode até perder a sua vaca. E aí a vaca foi pro brejo e você vai perder dinheiro”, alertou.

+ Associação lança sumário de touros com índice para facilidade de parto

Como evitar problemas de parto em novilhas F1?

Cruzar touro Holandês com novilhas Nelore pode dar problemas no parto

“Então esse cruzamento com o Sindi leiteiro já foi muito bem testado pelo Pró-Cruza há mais de 40 anos e os resultados são muito interessantes. Hoje nós temos touros Sindi com avaliação de carne, avaliação de desempenho de carne e também avaliação de desempenho de leite. Eles são animais de frame pequeno e eles podem, sim, ser usados para fazer esse cruzamento”, confirmou Marquez.

“Primeiro não vai ter problema de perder vaca ou nascer bezerros grandes demais, também vai ter uma heterose super interessante, já que são duas raças distantes geneticamente, e a gente vai colocar esse intuito que você quer, de fazer animais para acabamento, para carne, no caso usando a raça Sindi, e talvez aproveitar um pouco as fêmeas para produção de leite”, opinou.

Entretanto, Marquez ponderou que as bezerras não seguirão com a mesma aptidão leiteira das mães Jersey puras. “É claro que elas não vão produzir o leite que a sua vaca Jersey produz, mas ela vai produzir um pouco de leite também. Então o Jerdi é um cruzamento antigo de Jersey com Sindi e essa pode ser uma boa sugestão para vocês”, finalizou.

+ Vai dar certo cruzar Pardo-Suíço com Jersey no Nordeste?

Posso cruzar vacas Jersey com touro Angus para produzir leite?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a participação completa de Guilherme Marquez no vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Jersey Brasil – ACGJB