Apostando no uso de tecnologias, fazenda em MG produziu 69@/ha na última safra

Propriedade reduziu 85% do custo com energia usando painéis solares e diminuiu em 50% o investimento necessário em fertilizantes aproveitando dejetos do confinamento

Em novo episódio da série especial “Repórter Nissan” que foi ao ar no Giro do Boi desta segunda, dia 27, destaque para visita à Fazenda Cigana, propriedade localizada em Campestre, município de Minas Gerais. Mais do que exemplo de produtividade, a propriedade se tornou referência em sucessão familiar entre pai, o experiente pecuarista Chico Boiada, e sua filha, a zootecnista Ana Paula da Silva.

“Tem sido um trabalho conjunto de amadurecimento e autoconhecimento que fizeram o nosso negócio crescer, evoluir. A relação com meu pai também melhorou aqui dentro da fazenda e ainda temos muito a fazer, mas já estamos colhendo os frutos”, comentou Ana Paula.

+ Planejamento sucessório ajuda a perpetuar fazenda e pode reduzir impostos

Os “frutos” da fazenda, de fato, já são bem expressivos. Na última safra, a Fazenda Cigana produziu 69 arrobas por hectare com muita intensificação do uso do pasto e também usando confinamento como ferramenta na terminação.

No manejo do pasto, a integração com o cultivo de batata, proporcionada pela parceria com agricultores da região, reforçou a condição de fertilidade do solo. Além disso, o custo com fertilizantes usados tanto no pasto como nas lavouras próprias de milho e sorgo foi reduzido em até 50% depois que a Fazenda Cigana se preparou para utilizar os dejetos do confinamento na adubação orgânica.

+ Fazenda tem economia milionária ao transformar esterco em adubo

“Nós temos parceria com alguns batateiros e como nós não plantamos soja, é somente pecuária, a gente faz a reforma de pasto fazendo arrendamento para batata, que é ótimo e é uma maneira que a gente encontrou de estar reformando as áreas”, aprovou Ana Paula.

Outro exemplo de uso sustentável de tecnologia está na instalação de painéis para geração de energia solar, o que viabilizou redução de 85% na conta da energia elétrica na fazenda.

+ Produtor pode reduzir conta de luz em até 98% com energia que “cai do céu”

As novidades preencheram justamente as lacunas identificadas como entraves para melhoria do resultado da Fazenda Cigana pelo programa Fazenda Nota 10. A propriedade faz parte do programa de gestão e comparação de resultados desde a sua origem, quando ainda levava o nome de Conexão Gestão. “Foi um momento de muita troca de experiências entre os participantes, foi ótimo. A gente fazia visitas também, tivemos a oportunidade de ir na Embraer, fazendas grandes de leite, fazendas dos nossos companheiros, então foi muito bacana fazer parte do projeto piloto. […] Fez a gente enxergar números e eu lembro que no nosso primeiro resultado eu fiquei um pouco assustada, eu peguei o computador daqui da fazenda, cheguei em casa e fiquei três dias trancada. […] (A fazenda tinha) custo excessivo com insumos, com mão de obra também. […] O programa fez e faz a gente enxergar os pontos críticos a serem melhorados”, ressaltou a zootecnista.

A gestora da Fazenda Cigana reforçou que embora os resultados já sejam positivos, há uma boa parte do caminho ainda a ser percorrida. “É muito intensiva a nossa produção. A nossa produção de arrobas por hectare é muito alta, mas a gente tem que sempre ficar muito atento à nossa margem para estar produzindo e tendo lucro também”, ponderou.

Em seu perfil do Instagram, propriedade destaca “fazenda com cara de indústria”. 

+ Siga aqui a Fazenda Cigana pelo Instagram

No vídeo a seguir é possível assistir o vídeo completo de mais um episódio da série especial Repórter Nissan: