Qual deve ser o tamanho da área de pastagem para criar 500 vacas leiteiras?

Pecuarista de Angola, na África, perguntou qual quantidade de forragem uma vaca leiteira consome por dia e quantos hectares seriam necessários para criá-las

O pecuarista Gabriel Luiz, que tem propriedades na província de Cuanza Sul e no município de Malanje em Angola, no continente africano, enviou sua dúvida ao Giro do Boi. Ele quer saber qual a quantidade de forragem uma vaca leiteira consome por dia e quantos hectares seriam necessários para produzir essa quantidade de forragem que baste para criar 500 cabeças.

+ Pecuarista da África tira dúvidas com o Giro do Boi sobre a raça N’Dama

O zootecnista Guilherme Marquez deu dicas de como o produtor angolano pode fazer seu cálculo. “Nós precisamos saber o que uma vaca come. A vaca faz a ingestão de matéria seca. É assim que a gente calcula o que esse animal está comendo para produzir. A matéria seca é tudo aquilo que a água é tirada daquela matéria verde. Você precisa saber o peso do animal e saber qual é a sua produção (para calcular). A gente já sabe, por dados da Embrapa e de vários cientistas, que uma vaca leiteira come de 2,5 até 3,5% do seu peso vivo de matéria seca por dia. Depende do peso do animal e depende do quanto está produzindo”, introduziu o gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics.

“Uma vaca de alta produção, […] produzindo 30 a 35 quilos (por dia), vai comer 3,5% do peso vivo dela. Mas uma vaca a pasto come menos. Ela vai comer de 2,8 a 3% do seu peso vivo de matéria seca”, ponderou.

+ Luz especial faz identificação precoce da mastite no leite

“Para a gente calcular a forragem, a gente tem que entender que a matéria seca equivale mais ou menos à divisão de três quando comparado ao volume geral. Então se eu cortar o pasto e pegar um quilo de matéria verde, 30% daquilo vai ser matéria seca. Então nós temos que calcular, por exemplo, uma vaca que comeria 12 quilos de matéria seca vai comer 36 quilos de matéria verde, de pasto”, continuou.

“Um pasto produz mais ou menos 6.400 quilos de matéria verde por hectare, então a gente faz uma regrinha de três. Se ela vai comer 36 quilos de matéria verde e meu pasto, por hectare, faz 6.400 por ano, a gente já consegue fazer essa conta”, concluiu.

O zootecnista deu um exemplo prático de como fazer a conta. “Eu não vou fazer a conta passo a passo aqui porque eu preciso saber, primeiro, o peso dos seus animais e qual é a produção (de leite). Mas, teoricamente, se a gente tivesse uma vaca de 400 quilos produzindo 20 quilos de leite, ela comeria esses 36 quilos de pasto. Se a gente tivesse essas 500 vacas consumindo e produzindo nessa média, eu teria basicamente 1,38 vaca por hectare/ano. Então eu precisaria de 370 hectares para tratar dessas 500 vacas que iriam comer 36 quilos por dia de matéria verdade”, ilustrou.

Segundo Marquez, o produtor deve considerar as características de seu sistema produtivo para o cálculo. “Tudo isso muda com o estilo de vaca, o peso da vaca, a produção da vaca. Existem ainda outros dados e, por isso, aqui no Brasil também andou para o confinamento. Quando a gente faz o confinamento, a gente acaba precisando de 12 a 15 metros quadrados por vaca e a gente planta uma silagem para tratar dessas vacas”, acrescentou.

+ Como fazer o manejo certo do sorgo gigante boliviano para produzir silagem?

Conheça os principais coprodutos para engordar o gado e como usá-los

Coproduto do milho, DDG tem se mostrado boa alternativa para dieta bovina

O especialista apresentou também as contas para as vacas leiteiras em confinamento. “Geralmente uma vaca confinada come uma tonelada de matéria verde por mês. Então cada vaca precisaria de 12 toneladas por ano. Se a gente tem uma média de produção de 45 a 55 toneladas de silagem de milho por hectare, aí a gente acaba fazendo a conta e você vai ver que para tratar de 500 vacas, você vai precisar de muito menos (espaço). Algo em torno de 130 hectares para você tratar das mesmas 500 vacas. Você tem que balancear, fazer o seu planejamento financeiro e de área para você saber”, finalizou Guilherme Marquez.

+ “Afagos” no pré-parto contribuem para novilhas produzirem mais leite

+ Como identificar e combater a mastite na minha fazenda?

+ No Dia Mundial do Leite, pecuarista ganha app que ajuda a controlar mastite

Entenda o papel da liderança nas fazendas leiteiras em tempos de crise

Qual é a sua dúvida sobre gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

A resposta completa do especialista segue no vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Breno Lobato / Reprodução Embrapa