Fazendas faturam mais de R$ 6 mil por hectare na safra 2021/2022

O zootecnista Antonio Chaker, consultor sênior de mercado pecuário e coordenador do Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias, deu uma palhinha do Benchmarking Consolidado Safra 2021/2022 no programa Giro do Boi

O Benchmarking Consolidado do Instituto Inttegra de Métricas Agropecuárias tem se consolidado como um dos importantes indicadores da pecuária de corte brasileira há cerca de 20 anos.

O relatório da safra 2021/2022 ainda nem saiu, no entanto, o zootecnista Antonio Chaker deu em primeira mão, alguns importantes resultados que devem vir na nova publicação. Chaker é consultor sênior de mercado pecuário e coordenador do Inttegra.

O dado que deve chamar bastante a atenção é um grupo de pecuaristas que faturaram cerca de R$ 6 mil por hectare. O especialista está à frente também da consolidação dos resultados do Fazenda Nota 10, uma iniciativa da parceria entre o Inttegra e a Friboi.

VEJA TAMBÉM | Em MS, resultado de fazenda de pecuária salta dez vezes em apenas uma safra

O programa visa ajudar fazendas na capacitação de gestão, e tem o subisídio do Friboi para fazendas com cadastro em alguma planta. Segundo Chaker, os passos para a rentabilidade são simples, mas devem ser feitos com muito cuidado e com uma boa dose de planejamento.

Planejamento deve ser a palavra de ordem para que o pecuarista passe a ganhar mais por hectare. Foto: Divulgação/Inttegra

“Três coisinhas muito simples devem ser feitas. A primeira: precisamos entender o que se quer. Por exemplo, no caso financeiro, eu quero ganhar 4% do que vale a terra. O passo 2 é saber onde eu estou. Eu estou em 3% ou estou no meio disso? E a terceira é criar um projeto para diminuir essa distância”, diz Chaker.

Para o especialista, se tudo caminhar conforme o planejado, a fazenda deve estar irreconhecível dentro de quatro anos, e o mais importante, estar com um faturamento em dobro até o fim deste período.

VEJA TAMBÉM | Com ajuda de programa de gestão, fazenda reduziu idade ao abate em um ano e meio

Na trilha da prosperidade

Dentro do próprio programa Fazenda Nota 10, Chaker elencou uma série de 16 itens que formam os princípios para o êxito da propriedade. Eles se dividem em itens de gente, gestão e produção. Estes pontos é o que farão a diferença nos ganhos do produtor.

Entre os quesitos em gente, há pontos como o exemplo da liderança na fazenda. Disseminação de valores positivos como responsabilidade, transparência e autonomia. “Significa trabalhar por um propósito, um significado. Isso deve ser maior do que trabalhar só pelo salário. Então isso serve para todo mundo”, diz Chaker.

Na gestão devem ser estabelecidos um projeto, a execução e o gerenciamento para acompanhar todas as etapas do que foi planejado.

Por fim, na produção, estão o manejo de pastagem e da safra, a fertilização, a suplementação de precisão, o desenho inteligente da fazenda, o manejo sanitário, a reprodução e a genética, além de questões de ambiência e bem-estar animal.

Confira a entrevista na íntegra: