Plataforma digital oferece modelo inovador para compra de insumos da pecuária

Novidade faz parte de um pacote de serviços prestados por uma consultoria para facilitar tomadas de decisões dos produtores na sua gestão de aquisições

Como o pecuarista pode mitigar a pressão de custos do seu sistema de produção de forma que ele crie margem? Evidenciar as janelas do mercado e aproximar o produtor das melhores decisões não só em determinados períodos, mas dentro de sua estratégia anual, é a meta de uma plataforma de serviços que foi destaque no Giro do Boi desta quinta, dia 16.

“O que nós tentamos buscar é mitigar esta pressão de custo. Este primeiro semestre nos ensinou muito, tanto em valores dos insumos e dos coprodutos que substituem como na quantidade de oferta”, resumiu o médico veterinário Olavo Pelloso de Carvalho, sócio e consultor da Germinare, empresa de consultoria para compra de insumos que atua desde 2010 neste setor.

“A gente viu vários clientes pecuaristas que também precisaram tomar algumas decisões, às vezes até de não fechar animais na hora exata por falta de produto e por alguns produtos realmente em preços recordes. É um desafio muito grande que o pecuarista tem de tentar realmente diminuir o seu custo”, apontou.

Conforme revelou Olavo, a decisão de compra de insumos parte não só do princípio do melhor negócio do dia, mas o melhor negócio combinado com toda a sua estratégia de produção. “Posicionar ele (pecuarista) no tempo. Às vezes quando ele fica só no mercado do dia a dia, só no mercado spot, ele não consegue aproveitar as melhores oportunidades. Às vezes ele faz a melhor compra para o dia, mas será que esta é a melhor condição para o ano? A gente tem várias ferramentas realmente para se trabalhar commodities que, às vezes, o pecuarista não está habituado. E é isso que a gente está trazendo para os nossos clientes. Este ano, mesmo neste primeiro semestre difícil, vários produtores conseguiram se posicionar, foram eficientes na sua compra, e aproveitaram. Não erraram a época de fechar e estão aproveitando”, informou.

+ Pecuarista não pode tomar a decisão do ano olhando o preço do dia, aponta analista

A consultoria já conta com escritórios nas cidades de Uberlândia-MG, Primavera do Leste-MT, mais recentemente instalado também em Ribeirão Preto-SP e, em breve, em Florianópolis-SC também. “O principal papel da Germinare como consultoria, e quando eu vim para cá eu vi grandes valores, é tentar tracionar margens e lucro com os clientes […] e trazer para eles ferramentas que o posicionem no tempo”, reforçou. “Hoje, por exemplo, nós estamos pensando já na dieta do primeiro trimestre, ou do primeiro semestre de 2021, realmente o pecuarista precisa se programa”, adiantou o veterinário.

+ Próximos 12 meses da fazenda são passado, aponta consultor

Segundo Carvalho, a consultoria atua também no mercado de crédito, uma vez que capital também é insumo para a produção pecuária. “O dinheiro também é uma matéria prima. Esta matéria prima custa e realmente ela é importantíssima para o pecuarista avançar nos seus negócios, tanto como custeio, como investimento, nas linhas convencionais, mas também mudando a visão. O pecuarista hoje não produz só arroba, também é interessante para o investidor. Com a baixa da Selic, com a baixa dos juros, o pecuarista também acaba sendo interessante para que os investidores façam investimentos e surgem novas linhas de crédito que podem ser customizadas para o produtor atender suas demandas de crédito. É algo importantíssimo para o nosso negócio”, salientou.

Entre as inovações propostas pela consultoria está uma plataforma desenvolvida pela empresa BKPI, com a qual a Germinare firmou parceria, que facilita a identificação de ofertas e a gestão da compra de insumos para as cadeias da proteína animal. Trata-se do Radar Agro. “É uma vitrine de ofertas, é uma plataforma colaborativa e, portanto, dinâmica, que nos traz várias ofertas de insumos, alertas do mercado agropecuário e nos ajuda muito nisto”, explicou.

Pela plataforma digital, que pode ser acessada pelo site https://radaragro.io/, o pecuarista pode filtrar buscas por cerca de 70 produtos que servem de insumo para a sua atividade, como derivados de soja, milho, algodão, por exemplo. A partir da busca e da identificação da origem da oferta, ou seja, sua localização, a própria plataforma calcula tributos e o frete para a fazenda do comprador,  informando já o valor final.

“E olhe o ganho de produtividade que o pecuarista vai ter junto com o seu técnico. Quanto não custa, ou quanto não proporciona de ganho ele abrir a sua base nutricional e simular com as melhores ofertas disponíveis tanto na região como no Brasil”, projetou Olavo.

O veterinário explicou como o produtor interessado tanto no cadastro de ofertas como na busca de insumos pode utilizar a plataforma. “O Radar está disponível, a grande maioria do seu conteúdo é livre. É só acessar o site radaragro.io, fazer um cadastro e já começar a usufruir da ferramenta. […] Inclusive esta plataforma é trilíngue (inglês, português e chinês), ou seja, o mundo pode acessar. O mundo também pode conhecer as ofertas disponíveis no Brasil, os melhores negócios aqui”, acrescentou.

+ Revolução digital vai transformar o patamar de resultado da pecuária, afirma especialista

+ Em ano de insumos mais caros, boitel pode ser a solução para o pecuarista

+ Vai valer a pena confinar boi em 2020? Veja análise completa do cenário

Veja pelo vídeo abaixo o exemplo de uso da plataforma e a entrevista completa com o consultor da Germinare, Olavo Pelloso de Carvalho: