A vaca que comprei em uma feira apareceu com ferida no lombo. Como tratar?

Produtor enviou vídeo do animal para ajudar a identificar possíveis causas da lesão; veterinário apontou três hipóteses da origem do problema e indicou tratamento

O pecuarista Cláudio Santana, de Panelas, em Pernambuco, relatou ao Giro do Boi sua preocupação com uma vaca leiteira que adquiriu recentemente em uma feira. “Comprei uma vaca leiteira na feira há 30 dias. Ela tem uma pelagem bonita, mas agora surgiu uma ferida no lombo. O devo fazer?”, perguntou.

Quem atendeu Santana foi o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br. O especialista listou três possíveis motivos para o problema apresentado pelo animal em participação no programa desta segunda, dia 12.

“Ao analisar esta lesão, eu e minha equipe chegamos a três hipóteses que podem ter levado a ela. Primeira: como é um animal que vem comercializado a partir de uma feira, assim como ele nos relatou, possivelmente o profissional que vendeu pode não ter cuidado bem no trato com esses animais, tanto no transporte para ir até a feira e depois para sair de lá. Esse animal pode ter se machucado com um objeto pontiagudo que encostou no local e provocou uma lesão nessa região. Aí, sem tratamento adequado essa lesão evoluiu. Ou então essa lesão ocorre na propriedade de origem desse animal”, suspeitou Vieira.

“A segunda hipótese: pode ser uma micose de pele. Você vê que é bem circunscrito o local (da lesão). Terceira hipótese: nós não descartamos a possibilidade de ser uma fotossensibilização, ou requeima, que acomete animais jovens, mas também pode acometer animais adultos. Assim nos relata a literatura”, acrescentou o veterinário.

+ Nada de usar óleo queimado! Veja como curar bezerro com pata inchada e requeima

Braquiarinha pode estar associada a requeima em bezerros; saiba como tratar

Vieira ofereceu ainda soluções para o criador, começando por apontar a prioridade de agendar uma consulta com um médico veterinário. “O certo seria a presença de um colega médico veterinário para fazer um diagnóstico mais apurado e passar um tratamento mais indicado para a lesão”, sustentou.

O especialista revelou que tipo de tratamento pode ajudar o produtor pernambucano a tratar o animal lesionado. “Nós sempre preconizamos para lesões de pele fazer uma limpeza do local, tirar o animal de locais sujos, cheios de mosca e levar para um local arejado, sombreado, tirar esse animal do pasto de braquiária, deixar em local bem limpo, seguro, arejado, sombreado”, recomendou.

“O tempo de realização do tratamento é de cerca de 7 a 10 dias. Ele fazer uma limpeza da ferida com a solução de água sanitária e hipoclorito de sódiouma colher de sopa em um litro de água para fazer essa limpeza diária – e usar um spray de antibiótico, ou então antibiótico em pó, junto com a pomada, para criar um tecido cicatricial e tentar resolver este problema. Caso essa lesão continue evoluindo, será interessante procurar um colega veterinário para que ele faça um diagnóstico mais apurado e também um tratamento melhor direcionado”, reforçou.

Quais as principais doenças de pele em bovinos e seus tratamentos?

Reação a vacina pode causar inchaço nas orelhas e costelas do bezerro?

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade animal? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Confira a resposta completa pelo vídeo a seguir: