Nada de usar óleo queimado! Veja como curar bezerro com pata inchada e requeima

Veterinário revelou que infecção pode ter sido causada por cura do umbigo mal feita e apontou passo a passo para resolver situação da criadora de Congonhinhas-PR

No Giro do Boi desta sexta, 22, o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento, ajudou uma telespectadora da cidade de Congonhinhas, no Paraná, que tem um bezerro com problema de sanidade, possivelmente uma situação de requeima em bovinos.

+ Braquiarinha pode estar associada a requeima em bovinos; saiba como tratar

+ Consultor abre o jogo e revela indicadores das melhores fazendas de cria do Brasil

“Tenho um bezerro da raça Jersey, ele tem 40 dias de vida. O que ocorre é que devido a ele ter urinado nas patas traseiras, o pelo caiu, ficando só no couro e, em pouco tempo, a perna ficou toda preta. Já fiz a pulverização de iodo com espaçamento de três em três dias, mas não houve melhora”, contou a pecuarista Edna Melo.

Foto enviada pela telespectadora.

DICAS DO ESPECIALISTA

“Mais importante nesse caso é observar que esse animal apresenta uma grave inflamação dos membros posteriores, na parte terminal, o que pode ser em razão de ele estar deitado muito tempo em cima dessa pata ou até de uma inflamação ascendente, fruto de uma infecção também por conta de uma cura mal feita do umbigo”, estimou Vieira.

+ Qual a melhor prática de cura de umbigo e por quantos dias devo fazer?

“Então vamos recuperar esse animal. Primeiramente, vamos aplicar um anti inflamatório, sempre com ajuda de um médico veterinário, um colega, durante quatro a cinco dias. Vamos fazer um tratamento intravenoso de suplementos vitamínicos e minerais para recuperar as forças desse animal e um revigorante à base de vitamina b12. E mais importante: coloque este bezerro para mamar. Remova ele desse local para um local limpo, limpe muito bem essa área lesada com bastante água e passe uma pomada à base de adstringente para poder recuperar toda essa perna. E nada de usar óleo queimado!”, sugeriu Vieira.

Leia também:

Baixe aqui o manual de Boas Práticas de Manejo de Bezerros ao Nascimento

Apliquei super dose de vacina contra 7 males em meu bezerro. O que fazer?

Quando devo vacinar minhas vacas prenhas e os bezerros recém-nascidos?

Meu bezerro teve dificuldades para respirar e morreu. O que pode ter ocorrido?

+ Conheça a “mesa de maternidade”, inovação que facilita o manejo de bezerros

ENVIE A SUA PERGUNTA

Tem dúvidas sobre este tema ou outro assunto relacionado a sanidade na criação de gado? Envie sua pergunta para [email protected] ou para o Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922.

Veja a resposta completa do especialista sobre requeima em bovinos no vídeo a seguir: