É possível produzir carne de qualidade com o Nelore?

Pecuarista do interior de Minas quer saber se existem variações dentro da raça Nelore no que diz respeito a características para produção de carne de qualidade

O pecuarista Clóvis Eugênio, de Divisópolis, município do Vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais, já próximo à fronteira com a Bahia, disse em mensagem ao Giro do Boi que quer saber se existem diferenças nas questões qualitativas da carne dentro da raça Nelore.

Para esclarecer a dúvida, o programa procurou o médico veterinário, mestre e doutor em tecnologia dos alimentos Sérgio Pflanzer, professor doutor na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

Pflanzer apontou que existe, de fato, variação de características genéticas para a qualidade da carne tanto entre animais de uma mesma raça Zebu tanto como existe variação para animais de uma mesma raça europeia, britânica ou continental, além das variações de uma raça para a outra. “É importante ressaltar que tem trabalho que mostra que numa mesma raça existem animais que produzem carne mais macia do que outros”, sustentou.

Pflanzer ponderou que embora não seja uma regra que animais taurinos como os britânicos tenham carne de qualidade superior ao dos zebuínos, existe uma tendência para esta características. “De uma maneira muito generalista, por uma questão biológica os animais britânicos tendem a apresentar uma carne mais macia do que animais zebuínos, animais Bos indicus. Isso não é regra – então não basta ser britânico para ter carne macia. Existe todo um trabalho de manejo, de nutrição, de bem-estar animal, de tecnologias do abate, do frigorífico e processo de maturação que têm que ser cuidados para garantir uma carne macia”, comentou.

Por outro lado, embora não seja uma regra que animais zebuínos apresentem carne menos macia, também há uma tendência genética. “Animais zebuínos, dentre esses os animais da raça Nelore, podem, sim, produzir carne macia. Não é regra, mas existem linhagens e estudos que conseguem identificar os animais com carne macia. Junto com um trabalho muito bem feito pela indústria, como, por exemplo, o uso de estimulação elétrica, uma boa maturação sanitária e depois uma maturação comercial muito bem feita, animais zebuínos da raça Nelore conseguem, sim, fornecer carne macia”, confirmou o veterinário.

+ Assista aqui na íntegra o Webinar “A qualidade da carne brasileira passa pelo Nelore”

Leia também:

+ Rústico e produtivo com carne de qualidade, raça Nelore é “patrimônio nacional”

+ Genoma do Nelore aponta características para qualidade de carne

+ Como a mudança de comportamento do consumidor de carne transformou a pecuária?

+ DEP para maciez da carne é novidade em lançamento de sumário de touros Nelore

+ Nelore será a principal raça produtora de carne do mundo, projeta especialista

Qual é a sua dúvida sobre produção de carne bovina de qualidade? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa no vídeo a seguir: