É recomendado cruzar fêmeas F1 Santa Gertrudis x Nelore com Red Angus?

Produtor com fazenda no Nordeste deseja produzir geração de matrizes F2 e questionou se o uso da raça europeia daria resultado satisfatório

Em mais uma edição do quadro “Zadra Responde”, o zootecnista Alexandre Zadra, autor do blog “Crossbreeding” e supervisor regional comercial da Genex para os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia respondeu à dúvida do produtor Gustavo Barreto, que tem fazenda no Nordeste.

“Um amigo meu utilizou touros Santa Gertrudis no gado Nelore dele e ele pretende utilizar agora uma terceira raça sobre estas meio-sangue Santa Gertrudis x Nelore. Qual seria a raça ideal? Ele pergunta se Red Angus poderia ser usado sobre estas matrizes para se aproveitar as filhas”, questionou o criador.

“A gente pensa que quando o seu amigo utilizou Santa Gertrudis no gado Nelore ele fez um animal 11/16 de Zebu e 5/16 europeu. Desta maneira, é um animal que, se cruzado com um europeu, no caso ele pretende cruzar com Red Angus, ou inseminar, ele vai fazer um animal quase novamente ⅝ europeu. E para muitos casos, para quem não tem muito capricho, (o animal) pode sentir aí no Nordeste. Se for um local quente, mas seco, há uma possibilidade de a matriz andar bem e se reproduzir bem. Mas eu recomendaria o Brangus neste caso, utilizando este ⅝ europeu para se fazer um animal novamente muito adaptado aí para o Nordeste”, recomendou.

Conheça a fazenda do Nordeste que seleciona a raça Santa Gertrudis há 40 anos

Pioneiro na criação do Santa Gertrudis no SE afirma que raça tem bom desempenho na “pecuária da vida real”

Como funciona o cruzamento industrial rotacionado?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento industrial? Envie para o quadro ‘Zadra Responde” no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa: