Não pode sair de casa? Veja 5 pilares da gestão à distância de sua fazenda

Consultor reforça que em toda crise há uma oportunidade e dá dicas para pecuaristas implementarem gestão à distância em tempos de dificuldades

Nesta sexta, 27, o zootecnista Rafael Mendes, gerente comercial nacional e líder regional de experiência do cliente na consultoria Prodap, falou ao Giro do Boi sobre cinco pilares para o pecuarista, ou gestor de pecuária de corte, criar um programa adequado de gestão à distância. A inovação se encaixa perfeitamente neste momento em que parte destes profissionais estão isolados nas cidades, sem poder se deslocar às fazendas por conta da pandemia do coronavírus. “Toda crise tem uma oportunidade. […] Dá, sim, para gerir, só tem que pensar um pouco diferente”, afirmou Mendes.

Veja abaixo os 5 pilares do programa de gestão à distância e que pode ser implementado em tempos de crise:

1 – Foco na atividade fim da empresa
“É hora de avaliar e reavaliar suas receitas, custos e, eventualmente, despesas que possam ser cortadas ou “empurradas” para frente. Lembre-se, você está na crise e sobreviver é a prioridade. Reveja seu plano nutricional, planejamento de abates, evolução de rebanho e esteja sempre de olhos abertos para o caixa”.

2 – Gestão do tempo
“Se preparar previamente, dividir seu tempo e selecionar o que é realmente importante a ser feito. Gerir também o tempo no qual estará conversando/alinhando o trabalho da fazenda com a equipe da fazenda (gerir o tempo e objetivo da ligação/conferência). Mas prepare-se bem previamente”.

3 – Ferramentas
“Ferramentas: use a abuse das ferramentas que você, pecuarista, possui. Software é o mais indicado (no caso da consultoria, o software Prodap Views faz o apoio ao programa Solução Total Prodap). Mas faça uso de planilhas, indicadores, informações relevantes que possam embasar a tomada de decisão”.

Revolução digital vai transformar o patamar de resultado da pecuária, afirma especialista

4 – Liderança mesmo na ausência
“Liderança presente (mesmo na ausência física) e comunicação. Comunicação frequente e assertiva (cuidando da forma). Comunique-se muito com seu time, busque se importar genuinamente com as pessoas, cuide das pessoas (protocolos sanitários), ajude-as, e elas irão ajudá-lo no que precisa. Diminuir drasticamente o trânsito de pessoas na propriedade, use tecnologias para acompanhar o que está ocorrendo e preservar as pessoas”.

+ Indústria faz adaptações para pecuarista acompanhar abate em tempo real

5 – Tenha metas
Tenha metas, faça check de metas e acompanhe seus indicadores e cronograma de atividades (semanalmente ou quinzenalmente) com seu time.

“Acho que a gente vai sair muito mais forte desta crise que a gente está vivendo, deste momento adverso. Tenho certeza que sairemos mais fortes como pessoas, como sociedade e quanto empresas também”, concluiu Mendes em sua participação.

Saiba qual é o tripé da gestão de uma fazenda de pecuária de corte

Veja abaixo a entrevista completa:

 

Foto: Reprodução / Prodap