Qual é o escore corporal ideal para a vaca Girolando apresentar no pré-parto?

Criador de MG lembrou matrizes muito magras ou muito gordas podem ter problemas de fertilidade na próxima monta, portanto quer descobrir a condição mais adequada

O criador Luciano Rodrigues, que trabalha criando vacas Girolando para a pecuária leiteira em Monte Carmelo- MG, quer saber como identificar a condição corporal ideal das fêmeas no pré-parto, “uma vez que se parirem muito gordas ou muito magras elas podem apresentar problemas de fertilidade”, justificou o pecuarista.

O Giro do Boi buscou o parecer do médico veterinário, mestre e doutor em zootecnia José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da Unesp de Botucatu, para tirar a dúvida do produtor. “Para responder a esta pergunta, nós utilizamos dados de 139 vacas de experimentos realizados aqui em Botucatu. Esses dados foram levantados pelo experimento realizado pelo aluno Rodrigo Rodrigues e tivemos ajuda do professor José Eduardo Portela Santos na análise”, contextualizou o especialista.

“O que nós analisamos? Efeito do escore de condição corporal na entrada do pré-parto na produção de leite. Nós temos dados também de parâmetros metabólicos. Nós vamos estar mostrando pra vocês nesse slide que vamos apresentar (veja abaixo e clique para ampliar) o efeito do escore de condição corporal na produção de leite nos primeiros 160 dias. Então, na realidade, os nossos dados deixaram bem claro que vacas Girolando devem ter escore de 3,5 a 3,75 na entrada do pré-parto. Como essas vacas tiveram maior produção de leite, então provavelmente elas também vão ter melhor desempenho reprodutivo, apesar de não termos avaliado desempenho reprodutivo”, projetou Zequinha.

Posso dar o soro do leite para suplementar vacas leiteiras?

O veterinário ponderou que o escore ideal no pré-parto é diferente entre vacas da raça Holandês e da raça Girolando. “De posse desses dados, a nossa conclusão é que em vacas Girolando, o escore adequado é 3,5 a 3,75. Isso é um pouco diferente da literatura para vacas holandesas, em que o escore ideal fica entre 3 e 3,25. Por muitos anos nós, talvez, tenhamos recomendado de ter vacas Girolando com um pouco menos de escore de condição corporal ao parto, já que nos utilizávamos os dados de animais da raça holandesa”, lembrou Zequinha.

+ Baixo escore corporal é principal causa de resultado negativo na reprodução

Além de impactos positivos na quantidade de produção de leite e possível melhoria no desempenho reprodutivo, o professor também comentou que encontrar o escore ideal da vaca no pré-parto também melhora a qualidade do leite produzir. “Para animais Girolando nós podemos ter, ou devemos ter um escore de 3,5 a 3,75 no início do pré-parto porque essas vacas vão apresentar maior produção de leite corrigido para gordura, de 3,5%, e para proteína, de 3,2%. Na realidade, nossa sugestão é que talvez precisemos aumentar um pouco mais o escore de condição corporal nas nossas vacas Girolando no início do pré-parto”, concluiu.

+ Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

+ Quantos litros de leite por dia uma vaca Pardo-Suíço x Gir Leiteiro produz?

+ Sem “fake news”, Embrapa revela vacas de elite que produzem leite a pasto

Qual é a sua dúvida sobre reprodução para gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja a resposta completa de José Luiz Moraes Vasconcelos pelo vídeo a seguir: