Que touro é indicado para tirar bezerros de corte de vacas ¾ Gir?

Criador do interior do estado do Paraná informou que tem matrizes Gir ¾ e ⅞ e quer saber qual a raça mais adequada para cobrir seu plantel de fêmeas

“Eu gostaria de saber qual raça de touro indicada eu cruzar com as minhas vacas, que são ¾, e algumas 15/16 Gir. Quero tirar bezerros para corte. A pastagem aqui é um pouco precária, então precisava ser uma raça rústica”. Esta foi a mensagem enviada pelo criador Reginaldo, de Cambará, estado do Paraná.

Fotos enviadas pelo telespectador.

Foi Guilherme Marquez, zootecnista e gerente nacional de produto leite da central Alta Genetics, quem esclareceu a dúvida do produtor.

“Eu não sei qual é a segunda composição do seu rebanho, então eu vou falar acreditando que a segunda composição do seu rebanho seja de animais especializados em leite. Talvez o Holandês, já que você está no Paraná e o Paraná também é conhecido pela alta produção de leite”, introduziu.

O zootecnista informou quais as opções o criador tem para conquistar seu objetivo. “Existem possibilidades inúmeras de você trabalhar com alguns cruzamentos em cima desses animais que você tem. Quando você colocou o Gir nesses animais, você colocou também uma raça especializada para leite. E essa raça especializada para leite vai fazer produtos rústicos, mas que não estão com objetivo de ganhar peso. Então eu tenho que ir para um lado agora de escolher uma raça de corte para a gente começar a fazer esse cruzamento”, ponderou.

A partir desse cenário, Marques especificou que raças de corte podem ajudar o criador. “Como você já tem vacas ¾ e ⅞ de Gir, eu já vou admitir que nós podemos usar o taurino de corte nesse cruzamento para você ter um resultado bem interessante. Minhas sugestões são duas. Eu usaria duas raças taurinas rústicas. E aí quando a gente olha essas duas raças, eu tenho duas opções no Brasil: o Senepol e o Caracu. Essas duas raças vão poder fazer o resultado que você quer”, sugeriu.

O especialista apontou as diferenças do resultado do cruzamento com cada uma delas. “O Caracu é uma raça rústica, uma raça que tenha acabamento, tem habilidade maternal. No cruzamento com zebuíno, já foi testada e bem vinda. […] Se você quiser um pouco mais de precocidade sexual, você vai para o Senepol, que é outro taurino rústico, um taurino resistente, e aí você pode usar os dois para fazer o seu cruzamento”, completou.

Segundo Marquez, o pecuarista paranaense tem ainda em seu leque de opções uma outra raça. “Caso você queira utilizar uma terceira raça que seja zebuína – a gente já falou muito dela nas participações que a gente tem no Giro do Boi – você pode usar o Tabapuã. Tabapuã entraria muito bem para fazer esse cruzamento e fazer bezerros de corte rústicos, adaptados no sistema que você quer”, concluiu.

+ Que touro usar nas vacas Gir para produzir mais leite?

Vou produzir bons bezerros de corte cruzando vacas Girolando com Nelore?

Que raça devo cruzar com minhas vacas Girolando para produzir bezerros de corte?

É boa ideia cruzar vaca Girolando com taurino tropical para ter bezerro de corte?

Vale a pena cruzar vacas Girolando com touro Braford?

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de leite? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa de Guilherme Marquez: