A maresia que chega até minha fazenda pode prejudicar a rebrota do pasto?

Criador tem sítio em região de morro em SP e disse que já aplicou calcário e ureia para tentar corrigir o solo, mas sem sucesso; veja resposta do especialista

O pecuarista Marco Aurélio, proprietário de um sítio em Iguapé, estado de São Paulo, explicou seu problema em mensagem enviada ao Giro do Boi. Ele contou que cria gado em região alta, de morro, onde durante o ano inteiro recebe neblina vinda do mar, trazendo a maresia. “O que parece afetar muito o pasto, que demora muito para crescer novamente depois de tirar o gado”, lamentou. “Essa neblina afeta a terra? O que podemos utilizar para melhorar o solo, tendo em vista que não há como usar arado para afogar a terra e até mesmo plantar sementes? Já usei calcário e ureia, mas melhorou pouco”, detalhou o produtor.

Quem esclareceu a dúvida do criador foi o pecuarista Tiago Felipini, zootecnista especialista em nutrição e consultor da Alcance Planejamento Rural.

“A maresia normalmente não prejudica a pastagem nem o solo. Existem algumas crenças que dizem que ela pode aumentar o teor de sódio no solo, mas isso não é verdade. O que ocorre é um benefício dessa maresia, porque ela traz umidade para o solo. E quando junta com a temperatura, mais a luminosidade, tudo isso beneficia a planta para que ela rebrote, para que ela cresça”, respondeu Felipini.

“Outro detalhe interessante da sua pergunta: você disse que já aplicou calcário e ureia e quer saber como pode melhorar. O primeiro passo é coletar amostra de solo e fazer análise. Se der para coletar amostra de solo, de 0 a 20 cm, pelo menos, e em vários pontos para ter uma amostra homogênea, padrão, que represente a média da área, aí o técnico da sua região vai interpretar para saber o que o solo está precisando”, aconselhou.

+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?

+ Conhecer o chão da sua fazenda pode retornar até R$ 180 para cada real investido

+ Nem adubação, nem herbicida: saiba qual o primeiro passo para intensificar o uso de suas pastagens

“Muitas vezes o pecuarista, o produtor rural aplica o produto que acha que é bom por ouvir falar, mas que não traz resultado quase nenhum. O pasto pode até ficar bonito, mas não aumenta a capacidade de suporte. Então é interessante coletar essa amostra de solo, analisando em um laboratório idôneo. Procure fazer uma análise completa para coletar o máximo de informações possível e, a partir daí, o técnico que atende você vai poder orientar se o solo precisa de calcário, se precisa de correção de fósforo ou uma adubação de produção e assim por diante”, finalizou o zootecnista.

+ Como aplicar fósforo na pastagem?

+ Aprenda a fazer adubação de pasto

Saiba quais são os três maiores gargalos do manejo de solos do Brasil

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Leia também:

+ Quero formar piquete para cavalos na encosta de morro. Qual capim plantar?

Qual espécie de braquiária vai bem em áreas de morraria?

+ Pesquisador orienta pecuarista sobre produtividade de pasto em região alta, fria e íngreme

Confira a resposta completa no vídeo a seguir:

Foto ilustrativa: Reprodução / Saeg-ES