Quantas bezerras eu consigo engordar por hectare em área de MG12 Paredão?

Telespectador de Rondônia quer levar bezerras das cinco até as 12@ em piquetes da cultivar de Panicum: “Terra é nova e boa”, detalhou; veja resposta do zootecnista

O criador Evando, de Nova Mamoré-RO, disse em mensagem ao Giro do Boi que tem pretensão de engordar bezerras das cinco até as 12@ de peso em seis meses em piquetes formados por MG12 Paredão, um Panicum. “Será a primeira planta de capim nessa área, porém a terra é nova e boa. Teria uma estimativa de quantidade de cabeças por hectare?”, questionou.

O zootecnista e pecuarista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural especialista em nutrição, foi quem ajudou Evando.

“Pela nossa experiência, normalmente nós começamos com duas cabeças por hectare. No seu caso vai ser tranquilo porque a área vai ser lotada até por animais mais leves. No seu caso, bezerras”, indicou Felipini.

+ A rebrota do MG12 Paredão está demorando. Qual pode ser o problema?

O especialista também diferenciou a lotação da área para o período seco e chuvoso. “Você pode começar com essas duas cabeças por hectare em período chuvoso e no período seco você pode baixar para 1,5 cabeça por hectare”, especificou.

Felipini destacou a importância também do “olho do dono” para evitar a degradação da pastagem. “O segredo é acompanhar a altura desse capim. Você tem que medir a altura desse pasto mensalmente enquanto o gado estiver pastejando. A altura média do capim Paredão deve estar sempre acima de 40 cm. Ele deve ficar entre 40 e 50 cm. Se ficar muito alto, você vai perder pasto – dependendo vai ter que roçar. E se ficar muito baixo, o gado não vai ganhar peso e vai vir muita invasora, vai degradar esse pasto no próximo período chuvoso, próximo período de verão. Então é interessante estar medindo esta pastagem mensalmente”, acrescentou.

O zootecnista indicou que o produtor também conheça o solo onde os piquetes serão formados. “Se você puder coletar amostras de solo e fazer análise, pode mandar essa análise, nós fazemos esse trabalho para você tranquilamente. É muito rápido e muito fácil para nós”, acrescentou.

+ Pasto mal manejado faz pecuarista perder até R$ 1,6 mil/ha/ano

+ Qual o jeito certo de coletar amostras de solo para análise?

Leia também:

+ Quero começar irrigação de pasto. Quantas vacas posso lotar no piquete?

+ Qual deve ser o tamanho da área de pastagem para criar 500 vacas leiteiras?

Como fazer o manejo certo do sorgo gigante boliviano para produzir silagem?

Veja pelo vídeo a seguir a resposta completa de Tiago Felipini ao telespectador rondoniense: