Qual o melhor capim para fazer o pastejo rotacionado?

Produtor do interior do Maranhão quer intensificar uso das pastagens e perguntou se o Mombaça ou o Braquiarão vão atender suas necessidades; confira resposta do agrônomo

Qual capim é mais indicado para o rotacionado: Mombaça ou Braquiarão?’ Esta foi a questão enviada por um telespectador com propriedade no município de Vitorino Freire, no estado do Maranhão.

O engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, respondeu a dúvida.

Todo capim pode ser rotacionado […]. Lembrando que o rotacionado você só deve fazer com um único tipo de capim. Você pode ter vários rotacionados na fazenda, de diferentes capins, mas não dois capins dentro de um mesmo rotacionado”, pontuou.

+ Mistura de capim é contraproducente para a taxa de lotação e a favor da degradação, diz especialista

“Eu já tive a oportunidade de fazer rotacionado até com Andropogon, que é um capim muito sazonal. Ele é muito bom, mas sazonal, não tem uma produção regular. Então com todo tipo de capim […] pode ser feito”, ponderou.

Pires comentou que a escolha da variedade passa pelo objetivo da fazenda. “Tratando-se do objetivo de uma intensificação da fazenda, já que você quer produzir mais, então começamos a falar em produção de massa. Você quer uma hegemonia na produção, quer trabalhar com controles. Nesse caso, o capim mais recomendado seria o capim mais produtivo. E, sem dúvida, os Panicuns são as gramíneas mais produtivas que nós temos”, informou.

“É claro que a gente tem, por exemplo, o Capiaçu. Não é um Panicum, mas é um gramínea bastante produtiva. Mas o Capiaçu já entra numa outra categoria de capim que seria para uma capineira”, salientou.

Mas conforme observou Pires, a escolha pelo Panicum num sistema rotacionado depende da intenção do produtor por manter elevado o nível de fertilidade do solo. “O Panicum normalmente apresenta um nível de produção maior e mais elevado. Qual é o problema do Panicum? O Panicum é uma gramínea exigente, ele está no topo da cadeia de produção e de exigência em termos de fertilidade do solo. Então o Panicum vai dar com certeza um bom resultado, desde que o pecuarista acompanhe a adubação”, reforçou.

+ Aprenda a fazer adubação de pasto

“Nunca adube o pasto antes de eliminar a planta daninha”, indica agrônomo

O especialista informou as variedades específicas que podem atender o pecuarista. “Eu partiria para um MG12, que é o Paredão. É um Panicum muito macio. O Zuri é muito bom, excelente. O Quênia é fantástico e de alta produção. E o próprio Massai também é um capim bastante interessante para a gente trabalhar. Esses seriam os Panicuns que a gente pode recomendar para vocês”, especificou.

+ A rebrota do MG12 Paredão está demorando. Qual pode ser o problema?

+ Minha boiada vai engordar bem na pastagem de capim Zuri em SC

+ BRS Quênia: Novo capim da Embrapa possibilita até 32% a mais de ganho de peso

+ Massai: o capim que pode matar cavalos

O agrônomo destacou que no caso de o produtor não ter intenção de corrigir a fertilidade do solo, aí as Braquiárias podem ser utilizadas. “Se o pecuarista não pretender fazer níveis de adubação mais elevados, ele pode trabalhar com uma Braquiária. Eu conheço diversas fazendas que têm rotacionado com Braquiária e vai muito bem. Com a Braquiária adubada, ela produz muito bem. Mas o Panicum bem adubado produz muito mais. Eu recomendaria”, sustentou.

Em relação a uma das opções informadas pelo pecuarista, Pires foi taxativo. “Eu escaparia do Mombaça. Ele é muito bom, é uma gramínea excelente, mas é uma gramínea que é de difícil manejo. Se você deixar ela passar um pouco do ponto, ela fica com muito talo e aí isso vai dificultar o manejo do gado”, rejeitou.

+ Qual a altura de manejo ideal para o capim Mombaça?

Em que momento devo plantar o Mombaça no consórcio com o milho?

Posso fazer o plantio de muda do capim Mombaça?

Leia também:

Aprenda a fazer rotação de pasto na sua fazenda

O que é melhor para a fazenda: pastejo contínuo, alternado ou rotacionado?

Se você tiver dúvidas a respeito de manejo de pastagens, envie sua pergunta para o especialista no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Confira a resposta completa pelo vídeo a seguir:

Foto: Reprodução / Embrapa