Tem dúvidas sobre bem-estar no transporte boiadeiro? Pergunte ao motorista

Programa de capacitação de profissionais da logística do gado leva informações relevantes também aos pecuaristas dentro de sua porteira

Qual é sua dúvida sobre transporte boiadeiro? Como saber a taxa de ocupação ideal dos caminhões, quais as tecnologias embarcadas nestes veículos, quais as melhores práticas do dia a dia para embarque e desembarque de bovinos? Capacitar profissionais do setor, além dos próprios produtores e suas equipes de manejo, é exatamente o foco de um programa piloto realizado pela indústria e que foi foco do quadro Giro na Estrada desta sexta, 28.

Quem falou sobre o tema foi James Soares Gomes, supervisor da TRP para o transporte boiadeiro das unidades Friboi em Barra do Garças e Água Boa, municípios do Vale do Araguaia mato-grossense. James explicou que o programa é feito em parceria entre as áreas de logística e garantia da qualidade da companhia e beneficia tanto colaboradores (equipe administrativa do transporte e motoristas) quanto pecuaristas e peões responsáveis diretos pelo manejo do gado dentro das fazendas.

Saiba como funciona o monitoramento 24h do transporte boiadeiro no Brasil

“A gente está com um trabalho novo, um piloto, e por sinal estamos muito felizes. O pessoal da garantia de qualidade disponibilizou uma pessoa para fazer este trabalho periodicamente nas fazendas, visitando, acompanhando todo o trabalho do motorista na prática e a gente está aproveitando também para levar um treinamento para o pessoal das fazendas. Tem sido uma interação muito boa”, disse James.

O programa é uma extensão da capacitação do motoristas, uma prática há muito já incorporada pela empresa. Segundo o supervisor, a meta é que haja ao menos um treinamento por mês a ser disponibilizado a estes profissionais, com foco em bem-estar animal, segurança e atendimento ao cliente.

“Hoje nosso compromisso é manter o respeito, a integridade com os animais, sempre trabalhando para que estes animais estejam livres de estresse ou alguma ação que coloque em risco sua integridade física”, reforçou Gomes.

Veja nos links abaixo entrevistas com a pesquisadora referência em bem-estar Temple Grandin:

Tecnologia não substitui o bom manejo, afirma Temple Grandin

O que assusta de verdade os bovinos durante o manejo?

Na prática, além das visitas de profissionais da garantia da qualidade especializados em bem-estar, que podem capacitar diretamente as pessoas envolvidas no embarque do gado, o pecuarista também pode tirar dúvidas corriqueiras com os motoristas. “O pecuarista aproveita para tirar dúvidas sobre taxa de ocupação, tirar dúvidas sobre as boas práticas do dia a dia, tira dúvidas sobre a tecnologia a bordo dos nossos veículos. É um aprendizado de mão dupla: tanto os nossos motoristas aprendem como eles também aprendem com os nossos motoristas”, explicou.

Grupo Etco lança Manual de Boas Práticas de Manejo no Curral

+ Faça aqui o download de todos os manuais de Boas Práticas de Manejo, incluindo os temas Embarque e Transporte

Veja mais detalhes do quadro Giro na Estrada desta sexta, 28: