Cruzei vacas Brahman com Angus. Posso usar um dos machos como touro?

Criador do Amazonas quer saber se pode usar o famoso boi "ponta de boiada" como reprodutor sobre vacas Nelore; veja alerta do especialista

A situação é comum nas fazendas de cria que trabalham com cruzamento. Quando nascem os bezerros F1, muitos produtores, satisfeito com os resultados, querem saber se um dos machinhos pode ser selecionado para virar touro da fazenda, conhecido como boi ponta de boiada.

Desta vez, a dúvida veio de Apuí, no estado do Amazonas, e foi enviada pelo criador Vando Aquino. Ele perguntou em mensagem ao Giro do Boi Responde se pode usar machos F1 Angus x Brahman como reprodutor em sua vacada Nelore.

+ Vou ter boas fêmeas de reposição cruzando Brahman com matrizes F1 Angus?

Quem atendeu Aquino foi o zootecnista formado pela Unesp de Botucatu Antônio Carlos Sciamarelli Junior, gerente de gado de corte da central de genética Semex.

“Quando a gente faz a seleção de Angus em vacas Zebu da raça Brahman, esses bezerros nós consideramos como um produto para carne. Então você deve sempre utilizar, seja através de inseminação artificial ou monta natural, os touros provados, sempre touros 100% de raça pura para obter heterose”, sustentou.

Touros não melhoradores cobrem até 75% das vacas no Brasil

Especialista alerta: cuidado ao cruzar suas vacas com boi de boiada

Posso cruzar minhas vacas aneloradas com boi meio-sangue?

Da geração F1, conforme salientou o especialista, apenas as fêmeas podem ser utilizadas para a reprodução. “Toda essa criação que você vai obter, o nosso direcionamento é para carne. Algumas fazendas utilizam a fêmea como reprodutora para cruzar com uma terceira raça de corte para produzir carne também, que a gente chama de tricross”, informou.

+ Fêmea F1 é uma ‘grande oportunidade’ que o pecuarista encontrou, diz veterinário

+ Veterinário dá dicas de como aproveitar matriz F1 agregando valor à produção de carne

Qual é a sua dúvida sobre cruzamento para gado de corte? Envie para o programa no link do Whatsapp do Giro do Boi, pelo número (11) 9 5637 6922 ou ainda pelo e-mail [email protected].

Veja no vídeo a seguir a resposta completa de Sciamarelli ao criador do Amazonas:

Foto meramente ilustrativa: Manuela Bergamin / Reprodução Embrapa