Dinheiro da irrigação de pasto não pode escorrer pelo ralo

Engenheiro agrônomo listou dicas importantes ao responder dúvida de pecuarista do Tocantins que quer intensificar o uso de suas pastagens por meio da tecnologia

“Estou interessado em implantar um sistema de irrigação em meu sistema rotacionado, uma vez que tenho 11 piquetes de um hectare cada. Como aqui na minha cidade não tem nenhuma empresa que faça o serviço de elaboração do projeto, o que você me recomendaria pra começar esse projeto? Tenho interesse em implantar um sistema elétrico solar”, escreveu em mensagem o telespectador Diego, que cuja propriedade fica em Guaraí, no estado do Tocantins.

O Giro do Boi Responde buscou a ajuda do engenheiro agrônomo Wagner Pires, pós-graduado em pastagens pela Esalq-USP e consultor do Circuito da Pecuária, para responder o pecuarista.

O especialista aprovou a decisão do pecuarista. “Você está certíssimo! A irrigação é o último patamar, o último degrau para a gente intensificar uma propriedade”, ressaltou.

Pires listou alguns dos pontos essenciais para o produtor prestar atenção antes de implantar o projeto. “Não se esquecendo que você antes deve fazer a lição de casa: controle de plantas daninhas é fundamental, divisão de pastagem é fundamental – e você já me mandou o mapa e está bem divididinho -, adubação de pastagem é fundamental e a agora a irrigação”, observou.

+ “É dar comida pro vilão”, diz agrônomo sobre adubar pasto com planta daninha

+ Como fazer divisão de pasto na fazenda?

+ Aprenda a fazer adubação de pasto

Além das questões mais técnicas ligadas à pecuária, Pires lembrou também da parte burocrática da iniciativa. “O Tocantins tem tudo a ver para você irrigar, desde que você tenha água para irrigar. Então é fundamental que você avalie de onde você vai tirar essa água. É de um rio? Você tem outorga? Vai ter um poço? Também tem que ver a outorga desse poço. Qual é a vazão desse poço? Então tudo isso tem que ser mensurado para um bom projeto e você não jogar dinheiro fora”, avisou.

+ O que diz a legislação sobre o uso de recursos hídricos em uma propriedade rural?

Licença ambiental: o que é e para que serve?

+ Qual o prazo de validade para cada uma das licenças ambientais?

+ Decreto facilita uso de águas da União para aquicultura; conheça as regras

O agrônomo lembrou da importância de adubação do pasto para que o potencial de desenvolvimento da pastagem seja aproveitado ao máximo. “Não esqueça de trabalhar a adubação de pastagem. Inclusive a hora que você montar o seu projeto de irrigação, você vai poder fazer fertirrigação, que é uma outra conversa e vai levar você para um nível muito maior de produção”, salientou.

“Normalmente eu busco empresas de alta tecnologia, empresas que trabalham realmente com tecnologia e dão bom atendimento nessa área. Dessa forma você evita qualquer tipo de falha e qualquer insucesso”, indicou Pires.

Quero começar irrigação de pasto. Quantas vacas posso lotar no piquete?

+ Produtor de RO irriga pasto rotacionado e engorda 36 bois de 19@ em 4 hectares

+ Posso irrigar pasto em área com declive? Qual o volume de água por hectare?

Leia também:

+ O dejeto dos suínos pode substituir a ureia na adubação do pasto?

Fazenda tem economia milionária ao transformar esterco em adubo

Embrapa ajuda produtor a transformar resíduos em fertilizante

A resposta completa do especialista está disponível pelo vídeo a seguir: